Um gestor financeiro é tão importante para a empresa quanto o número de vendas e de contratos assinados que é feito no mês.

Na verdade, o gestor financeiro é parte essencial para que o número de vendas aumente a cada mês, pois além de fazer a gestão de todo o dinheiro que entra e que sai, o gestor financeiro também é responsável por outras atividades que garantem a boa saúde da empresa.

Assim como as soluções Accesstage abrangem várias frentes dos processos no setor financeiro e contribuem para reduzir tarefas operacionais em transações financeiras, o gestor financeiro também tem ação em várias frentes de trabalho.

Algumas das responsabilidades desse cargo tão importante que vão além de controlar o dinheiro de caixa, têm também o importante papel de ajudar na precificação dos produtos e serviços, de fazer a mensuração mensal dos resultados, de fazer a gestão de todos os custos da empresa e também de fazer a projeção e a análises de mercado.

Diante de tantas funções importantes, fica fácil prever que a falta desse profissional na empresa, independente do seu porte, é extremamente prejudicial para o gerenciamento, organização e crescimento da empresa.

Além de impactos negativos que vão interferir diretamente nos resultados e no progresso da organização, ainda existe uma grande possibilidade da existência de grandes falhas nos processos.

O que faz um gestor financeiro?

Sempre que um gestor financeiro é citado, geralmente, a primeira coisa que se vem à cabeça é o caixa da empresa.

Esse não é um pensamento errado, afinal, como o próprio nome do cargo já diz, o profissional que também pode ser chamado de tesoureiro em algumas empresas, faz mesmo a gestão do caixa. É ele que tem o controle de todos os valores que entram e vão sair do caixa.

Se a empresa estiver pensando em fazer um investimento seja em pessoas ou em ferramentas, por exemplo, é o gestor financeiro que vai dar o aval ou frear a nova aquisição.

Além disso, ainda é possível incluir como tarefa do gestor, a administração da plataforma multibanco que a empresa possa utilizar para fazer pagamentos e outras operações bancárias.

As soluções da Accesstage como, por exemplo, a plataforma Veragi que auxilia e automatiza os processos financeiros, fazem uma ponte essencial com algumas das responsabilidades essenciais de um gestor financeiro:

1 - Gestão do fluxo caixa

O fluxo de caixa é a base de qualquer empresa. É através dessa gestão que a empresa consegue saber como anda a sua saúde financeira, quantos recursos saíram e quantos recursos entraram em um período de tempo.

Basicamente, sem um fluxo de caixa não tem como ter uma empresa saudável e com abertura para o crescimento, assim como também não existe um fluxo de caixa sem esse profissional para fazer a apuração dos dados.

Com a gestão do fluxo de caixa correto, as melhores decisões organizacionais são tomadas, por isso, a importância de ter junto a esse profissional, ferramentas Accesstage que vão ajudar e dar base para um gerenciamento confiável.

2 - Grande pulverização de bancos com tipos específicos de operação

Imagine que para os processos financeiros rodarem com eficácia e de forma que se traga mais benefícios para os processos e para os resultados, é importante ter a figura do gestor financeiro para intermediar as transações e fazer a pulverização dos bancos em suas operações.

Aqui como grande aliado dessas transações, entram as ferramentas que dão suporte e clareza das informações.

3 - Conciliação de Tesouraria

Outro papel importante do gestor financeiro é realizar a conciliação bancária com a tesouraria.

Fazer o levantamento e a comparação do controle que foi feito da movimentação financeira com o que realmente se tem em caixa garante segurança para as tomadas de decisões e mantêm a saúde da empresa estável e em crescimento, assim como também contribui para melhorar o caixa e manter os fornecedores em momentos críticos.

PIX: Baixe e-book

Solução de análise de dados para gestão financeira

O cenário apresentado até aqui foi apenas uma demonstração do quanto é importante a figura do gestor financeiro na empresa, mas se esse profissional puder contar com soluções e ferramentas que deem base para o trabalho diário, os retornos para a empresa serão inegociavelmente maiores.

E se tratando de números, não dá para deixar de fora a importância da análise dos dados, por isso, poder contar com a solução Business Intelligence (Inteligência de Negócios) que também é conhecida como BI, faz toda a diferença nos resultados.

Uma série de técnicas e ferramentas formam a solução BI da Accesstage. Com ela é possível transformar os dados em soluções que agreguem valor ao negócio.

Ao ter como aliado a solução de BI, sua empresa passa a ganhar mais tempo com a visão clara e facilitada da DRE e também do fluxo de caixa.

A produtividade do setor aumenta na mesma proporção que os erros diminuem ao precisar fazer o uso de diversos tokens para acessar os bancos.

O uso de uma solução que faz a importante função do integrador financeiro para melhorar resultados e processos na empresa, funciona em conjunto com a expertise do gestor financeiro e também dos dados e análises que a solução BI da Accesstage proporciona para que o gestor tenha uma visão clara das informações e assim tomar a melhor decisão para a empresa.

Além disso, os benefícios de poder contar com ferramentas de automatização de processos e de controle de fluxos de caixa acabam sendo maiores do que apenas ter processos que praticamente funcionam por si só.

Tecnologias como a BI, fornecem segurança, análises claras e dados corretos para auxiliar o gestor financeiro na tomada de decisão, pois, tão importante quanto ter recursos em caixa é também saber a melhor forma de usar.

Então, além da grande responsabilidade de manter a saúde financeira de uma empresa com a gestão do fluxo de caixa, o gestor financeiro também ganha confiança para decidir os próximos passos e fazer bons planejamentos para a empresa.

Para entender melhor como a solução BI pode direcionar o seu financeiro e toda a empresa para a construção de bases sólidas e bons resultados, faça o teste com a ferramenta.

Entre em contato com os nossos consultores executivos e entenda como o BI vai funcionar na prática na sua empresa.

Nova call to action

Comentários do post Dicas para melhorar a conciliação financeira da empresa

Posts Recentes no Blog Accesstage