A gestão do caixa é uma tarefa desafiadora e que exige o máximo de sua administração e das ações de sua equipe de colaboradores. No entanto, manter seu departamento livre dos problemas comuns na gestão do caixa é possível. Continue a leitura deste artigo e veja como.

O primeiro passo para diminuir problemas comuns na gestão do caixa é a redução das tarefas e atividades manuais. Quanto maior a necessidade de dados inseridos ou analisados manualmente, maior é a chance dos dados serem errôneos. 

Diversos são os números que compõe o caixa de uma empresa, diferentes contas-correntes, sangrias realizadas, dados sobre recebimentos com cartões de débito ou crédito, boletos bancários e até mesmo através do novo lançamento Pix

Todos estes números aumentam ainda mais quando existe a necessidade de gerenciar mais de uma unidade de negócio ou múltiplos CNPJs. Neste caso, a quantidade de contas que devem ser verificadas, e por vezes em instituições financeiras distintas, aumenta consideravelmente. 

Após a consolidação de todos esses números, o departamento de contas a pagar seleciona a origem dos recursos para então poder seguir com os pagamentos a fornecedores, colaboradores e demais custos ou despesas. 

Como melhorar a gestão do caixa?

Optar por utilizar sistemas integradores ou gerenciadores financeiros trará mais segurança para a gestão do caixa

Um integrador financeiro é uma rede de comunicação privada entre o departamento financeiro, fornecedores, parceiros de negócios e bancos. Com um integrador é possível automatizar os principais processos da área, reduzir a necessidade de inputs manuais e trazer mais agilidade para a gestão financeira.

Quais são os impactos ao utilizar um integrador financeiro? 

Os fornecedores de sua empresa poderão, por exemplo, consultar diretamente os dados sobre os pagamentos efetuados ou pendentes, com detalhes de data e valor, sem a necessidade de solicitar uma interação com alguém do seu time.

Outro grande benefício, é a possibilidade de identificar rapidamente eventuais divergências entre os valores de arquivos trafegados e os repassados pelo banco, reduzindo o tempo de trabalho e os custos com diferentes despesas e fornecedores.

Nova call to action

Principais benefícios do Integrador Financeiro 

Certamente o principal benefício é diminuir problemas comuns na gestão do caixa, além disso contar com dados centralizados, estruturados e corretos alimentados em uma única plataforma permitem uma análise fiel da realidade financeira da empresa, agilizando todo o processo de tomada de decisão.
Ao escolher um integrador financeiro, todo o processo de comunicação com os bancos e operadoras de cartões será mais rápido e ágil, a eficiência e a qualidade do trabalho da sua equipe aumentará consideravelmente e você poderá colocar seus esforços onde eles devem estar. 

Você gostou deste artigo?

Que tal conhecer agora todas as vantagens e benefícios o que o Integrador Financeiro da Accesstage pode fazer por sua empresa? Clique aqui para ler o post que preparamos.

Comentários do post Como melhorar a gestão do caixa?

Posts Recentes no Blog Accesstage