O Sistema de Pagamentos - PIX - está sendo muito aguardado por todos e sempre aparecem novidades! Roberto Campos Neto, atual presidente do Banco Central, afirmou que uma das etapas de implementação do sistema será adiantada já para outubro.

Em uma live que aconteceu no último dia 22 de setembro via Jornal Valor Econômico, ele afirmou: "O consumidor poderá se cadastrar e apontar como ele vai querer ser identificado no sistema".

Em uma nota, Roberto disse que "As chaves são o método fácil e ágil de identificação do recebedor. Desta forma, o pagador não precisará de dados como número da instituição, agência e conta para fazer a transferência".

Sobre a questão dos impostos, sempre levantada pelos cidadãos e imprensa, ele disse: "O BC não comenta sobre temas tributários, mas sempre preocupa a qualquer banqueiro central qualquer tipo imposto em transações financeiras que gere desintermediação", disse reafirmando a ideia de que qualquer criação de imposto poderia criar certo desconforto.

Nova call to action
Afinal, o que é o Sistema Pix de Pagamento Instantâneos?

Segundo o BACEN, “pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas na qual a transmissão da ordem de pagamento e a disponibilidade de fundos para o usuário recebedor ocorre em tempo real e cujo serviço está disponível durante 24 horas por dia, sete dias por semana e em todos os dias no ano. As transferências ocorrem diretamente da conta do usuário pagador para a conta do usuário recebedor, sem a necessidade de intermediários, o que propicia custos de transação menores.”

Este modelo já é utilizado mundialmente em países como EUA, China e Austrália. Alguns dados do e-marketer nos mostra que no ano de 2018 foram executados 82.5 milhões de pagamentos na categoria instantânea somente nos Estados Unidos.

O PIX é um sistema que permitirá a transferência de recursos 24 horas por dia, sete dias por semana, todos os dias do ano. Esta funcionalidade representa um avanço em relação a outras ferramentas disponíveis hoje, como o DOC e a TED.

Agora chegou a vez do Brasil dar este grande passo na  modernização dos modelos de pagamento. Aqui no blog da Accesstage vamos te atualizar de toda as informações. Se inscreva em nossa Newsletter para ficar sempre por dentro!

Comentários do post Novidade: cadastramento para o PIX

Posts Recentes no Blog Accesstage