Os desafios do departamento financeiro andam lado a lado com os objetivos da companhia. Com o aumento na quantidade de bancos e adquirentes de cartões que vocês se relacionam, é perceptível o impacto direto no volume de trabalhos manuais para envio, recebimento e conferência de arquivos, tornando a equipe pouco produtiva, não é mesmo?

As dúvidas mais comuns ao escolher uma VAN para controle financeiro bancário

Neste cenário, não há dúvidas que uma solução de VAN (Rede de Valor Agregado) destaca-se como uma super aliada do time financeiro, porque permite centralizar o tráfego de informações com diferentes layouts e consolidar as principais transações financeiras em um único portal, minimizando o volume de comunicação com os bancos, adquirentes e fornecedores.

No entanto, mesmo conhecendo os benefícios desta tecnologia e sabendo que seu departamento pode melhorar muito a performance operacional por meio dela, você ainda tem muitas dúvidas para escolher um bom fornecedor. Pensando nisso, elaboramos uma lista prática com os tópicos que você deve levar em consideração ao avaliar as opções de parceiros que oferecem o serviço de VAN para controle financeiro:

Relação custo x benefício

Ao avaliar o parceiro, é preciso levar em consideração a escalabilidade da solução. Por exemplo, hoje você conta com uma pessoa só para entrar no site dos bancos e processar os dados. Amanhã, a empresa cresce e passa a trabalhar com mais bancos ainda. Com a VAN você não precisa fazer novas contratações para atender a esse tipo de tarefa. A solução deve ser preparada técnica e funcionalmente para atender o aumento no volume de bancos parceiros e transações financeiras, sem exigir mais profissionais dedicados.

Quantidade de parceiros financeiros homologados

Para poder se comunicar com diversas instituições, é fundamental que a VAN tenha uma gama variada de bancos nacionais e internacionais homologados. Imagine que sua empresa tenha negócios em diferentes Estados ou países e precise de uma rotina diária com os bancos regionais. Não faz sentido realizar essas operações manualmente para depois consolidar os números, certo? Uma solução pronta para atender todas as atividades e bancos que o departamento se relaciona garante mais produtividade e acuracidade dos dados.

Padronização de arquivos

Para ganhar agilidade e produtividade de verdade, estabelecer um padrão de comunicação entre as partes envolvidas é primordial, senão, alguém da equipe de TI (Tecnologia da Informação) terá que ficar “traduzindo” cada transação para o layout do banco X,Y ou Z. É a VAN quem deve prover a tradução para os padrões estabelecidos em um único formato, o que reduz seu custo, pois elimina horas de trabalho para a tradução do layout de cada banco.

Personalização de processos

Cada projeto da empresa demanda uma análise financeira específica e para dar o suporte adequado você precisa de uma solução flexível e customizável. Se for preciso consolidar as informações de dez bancos distintos, depois segmentar cada uma delas e, em seguida, unificar outra vez, a ferramenta deve oferecer essa possibilidade de forma bem prática e intuitiva.  

Adotando a VAN desenvolvida por um fornecedor especializado no mercado financeiro, você conta com um canal único de comunicação com seus parceiros e reduz a necessidade de contato direto com cada um deles, garantindo menos burocracia e mais produtividade para toda a cadeia financeira!
Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

 

Comentários do post Principais dúvidas ao escolher a VAN para controle financeiro bancário

Posts Recentes no Blog Accesstage