Com certeza sua empresa enfrenta algumas das maiores dificuldades do setor financeiro no dia a dia, afinal, não é nada fácil manter o controle de todos os processos em uma organização de grande porte, que conta com um grande número de funcionários, extensa carteira de fornecedores e clientes e um fluxo de caixa atualizado com frequência.

Mas, a boa notícia é que esses problemas podem ser resolvidos rapidamente, com segurança e praticidade para todos os envolvidos na rotina financeira. Confira as dicas da Accesstage para fazer sua empresa crescer ainda mais!

 

Excesso de tempo gasto em trabalhos manuais

Quando seu time financeiro gasta muito tempo com o trabalho operacional, sobra muito pouco para criar estratégias de crescimento para a empresa. Essa é uma das principais dificuldades do setor financeiro, pois desperdiça o potencial de profissionais de alta performance, tornando o trabalho mecânico e pouco atrativo.

Leia também: Tenha um time financeiro mais estratégico e menos operacional

A automação financeira permite que a empresa tenha controle sobre todos os processos do dia a dia, de forma ágil, segura e prática. Com ela, é possível centralizar as principais necessidades do setor em uma única interface, tornando a tesouraria e o contas a pagar e contas a receber muito mais eficientes, contribuindo para um fluxo de caixa saudável.

Falhas humanas nos trabalhos manuais

Pelas razões citadas no tópico anterior, os gestores financeiros que se concentram em trabalhos manuais correm um risco muito maior de cometer falhas, como erros de digitação de algum documento, erros na tradução de layouts bancários, atrasos no pagamento de contas, colaboradores e fornecedores, entre outros.

A melhor forma de evitar que essas dificuldades do setor financeiro sejam sentidas pela sua equipe é optar pela automação financeira, com tradução automática de layouts bancários e possibilidade de agendamento de todos os pagamentos recorrentes, além dos lembretes que são enviados quando a data de vencimento se aproxima.

Atrasos nos pagamentos e dificuldade de cobranças

Sua empresa precisa lidar com os pagamentos de contas, salários e benefícios de funcionários, fornecedores, entre outros custos pontuais. Mas como o setor financeiro controla o dinheiro que será destinado a isso? Como garante que nenhum pagamento ficou esquecido, gerando multas e podendo resultar até no cancelamento do serviço?

Essa é uma das principais dificuldades do setor financeiro, afinal, erros no pagamento de contas fazem com que sua empresa não consiga manter um fluxo de caixa saudável, já que sempre precisará tirar dinheiro para pagar as multas por atraso. Além disso, sem uma visualização dos recebimentos, é muito mais difícil listar os clientes inadimplentes.

 

Dificuldades do setor financeiro em acompanhar indicadores

Se sua empresa não conta com uma plataforma de gestão financeira, como é possível saber quais são as entradas e saídas de dinheiro? Como saber quantos clientes atrasam os pagamentos? Como ter controle de gastos mensais? A resposta é simples: não existe acompanhamento de indicadores 100% eficaz utilizando processos manuais.

Leia também: Por que adotar a gestão centralizada de processos financeiros?

Isso porque as empresas precisam de uma visão 360 dos dados e indicadores que são essenciais para manter o fluxo de caixa saudável, afinal, quando o gestor financeiro se esquece de computar qualquer valor, mesmo que seja mínimo, gera um grande impacto no controle de gastos e margem de lucro, tornando o fluxo de caixa imprevisível.

Muitas plataformas para mexer diariamente

Quando falamos sobre as dificuldades do setor financeiro, não podemos deixar de lado a principal: lidar com sistemas diferentes de diversos bancos simultaneamente. Além da dificuldade de traduzir os layouts bancários manualmente, os gestores financeiros perdem muito tempo aguardando as respostas do sistema.

Leia também: Solução de EDI: Menores custos com tradução de layout bancário

Com uma boa plataforma de automação financeira, como a Veragi, sua empresa tem a comodidade de centralizar todas as instituições bancárias, entre outros sistemas de pagamentos e recebimentos, em um único lugar. Isso porque ela oferece uma visão multibanco e multi CNPJ, garantido segurança dos dados e praticidade no acesso.

Quer saber mais sobre a Veragi? Converse com nossos especialistas e saiba como a automação financeira resolve as principais dificuldades do setor financeiro da sua empresa, te ajudando a economizar tempo e dinheiro e a manter um fluxo de caixa saudável.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Como resolver as 5 maiores dificuldades do setor financeiro

Posts Recentes no Blog Accesstage