A inadimplência escolar é um problema que afeta a saúde financeira da sua instituição de ensino? Saiba como combater esse problema e ter uma gestão financeira eficiente.
A inadimplência escolar é um problema que afeta a sua instituição de ensino? Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Sponte, em dezembro de 2022 a taxa de inadimplência nas escolas particulares foi de 19,68%.
Mas nem sempre o atraso de mensalidades é culpa dos responsáveis pelos alunos. Muitas vezes, o sistema de gestão financeira da escola é falho e não faz a cobrança de mensalidades escolares atrasadas de forma eficiente.
Para solucionar esse problema, é preciso contar com um sistema de gestão financeira que automatize processos, facilite o pagamento e melhore o relacionamento com os clientes.
Neste artigo, vamos mostrar como contornar esse problema e como a Accesstage pode ajudar a reduzir os alunos inadimplentes e aumentar a receita da sua escola.
A inadimplência escolar é um problema que pode ter diversas causas, como:
Para combater esse problema, é preciso melhorar a gestão financeira da escola e adotar estratégias que incentivem o pagamento em dia.
Uma delas é a régua de cobrança. Ela consiste em um conjunto de ações planejadas que ajudam na cobrança de mensalidades escolares atrasadas, como envio de lembrete sobre os vencimentos das mensalidades e negociação de débitos em aberto.
A estratégia pode ser aplicada em diferentes canais de comunicação, como e-mail, SMS, WhatsApp e telefone. O importante é que as mensagens sejam claras, cordiais e personalizadas, respeitando o perfil e a situação de cada cliente.
Leia também: Tempo é dinheiro: a importância de otimizar a rotina do financeiro
Na etapa do pré-vencimento, o objetivo é lembrar os clientes sobre o vencimento da mensalidade e facilitar o pagamento a fim de evitar a inadimplência escolar. Por exemplo, a instituição pode enviar um e-mail com o boleto anexado ou um link para o pagamento online, com alguns dias de antecedência.
Na etapa do vencimento, o objetivo da régua de cobrança é reforçar o lembrete e oferecer alternativas para o pagamento. Nesse caso, pode ser enviado um SMS ou uma mensagem no WhatsApp no dia do vencimento, informando sobre possíveis descontos ou parcelamentos.
Na etapa do pós-vencimento, deve-se estreitar a cobrança de mensalidades escolares atrasadas para negociar os débitos em aberto. Para isso, o setor financeiro pode entrar em contato por canais mais imediatos como telefone, oferecendo condições especiais para a quitação da dívida ou um plano de recuperação.
Assim, a régua de cobrança pode reduzir a inadimplência escolar porque:
Leia também: 3 formas de evitar fraudes financeiras nas empresas
Para reduzir a inadimplência escolar, é preciso contar com um sistema de gestão financeira que atenda 3 pontas: automação de processos, integração de dados e otimização de recursos.
A automação de processos refere-se à utilização de tecnologia para automatizar tarefas e atividades financeiras repetitivas e demoradas.
Isso pode incluir a geração automatizada de faturas e boletos, régua de cobrança, conciliação de pagamentos recebidos e a atualização automática de registros financeiros.
Esse processo de automação reduz erros humanos, economiza tempo e melhora a eficiência operacional, permitindo que a equipe escolar se concentre em atividades mais estratégicas.
Leia também: Como a automação financeira te ajuda a receber cobranças em dia?
A integração de dados envolve a centralização e o compartilhamento de informações financeiras em um único sistema.Ou seja, todas as transações financeiras, como pagamentos, registros de alunos e faturas, são armazenadas em um único local acessível apropriado.
Ao ter dados integrados, é possível ter uma visão abrangente da situação financeira da escola, facilitando a identificação de padrões, análise de tendências e tomada de decisões embasadas.
Além disso, permite o acesso rápido e fácil a informações relevantes, contribuindo para uma comunicação eficaz com os pais e responsáveis.
Leia também: 4 principais vantagens da integração bancária com APIs
Saber utilizar os recursos financeiros disponíveis para a escola com eficiência é o que separa o lucro do prejuízo. Desde a gestão das despesas, a identificação de áreas de desperdício até a alocação estratégica de recursos financeiros para as necessidades prioritárias devem ser incluídos.
Nesse contexto, um sistema de gestão financeira eficiente pode auxiliar fornecendo ferramentas para o monitoramento das finanças, a análise de custos, o planejamento orçamentário e a identificação de oportunidades de economia.
Ao fazer a otimização de recursos, a escola maximiza o uso de seu orçamento, evita problemas financeiros e investe de forma adequada no desenvolvimento educacional.
Leia também: Open Banking: serviços financeiros personalizados viraram tendência
A Accesstage é uma empresa especializada em soluções de gestão financeira para empresas, inclusive do segmento educacional. Com a Veragi, plataforma financeira da Accesstage, você pode contar com:
A Accesstage, ao longo dos seus mais de 20 anos de história, já atendeu empresas de diversos segmentos em todo o Brasil, ajudando a melhorar a gestão financeira e a aumentar a receita.
Se você quer saber mais sobre como a Accesstage pode ajudar a sua escola a combater a inadimplência escolar, entre em contato com um especialista.