A inadimplência escolar é um problema que afeta a saúde financeira da sua instituição de ensino? Saiba como combater esse problema e ter uma gestão financeira eficiente.

A inadimplência escolar é um problema que afeta a sua instituição de ensino? Segundo dados de uma pesquisa realizada pela Sponte, em dezembro de 2022 a taxa de inadimplência nas escolas particulares foi de 19,68%. 

Mas nem sempre o atraso de mensalidades é culpa dos responsáveis pelos alunos. Muitas vezes, o sistema de gestão financeira da escola é falho e não faz a cobrança de mensalidades escolares atrasadas de forma eficiente.

Para solucionar esse problema, é preciso contar com um sistema de gestão financeira que automatize processos, facilite o pagamento e melhore o relacionamento com os clientes. 

Neste artigo, vamos mostrar como contornar esse problema e como a Accesstage pode ajudar a reduzir os alunos inadimplentes e aumentar a receita da sua escola.

O futuro da sua empresa começa agora!Alunos inadimplentes: Melhore a gestão e receba em dia

A inadimplência escolar é um problema que pode ter diversas causas, como:

  • Falta de planejamento financeiro dos responsáveis;
  • Dificuldades econômicas provocadas pela pandemia;
  • Falta de comunicação entre a escola e os clientes;
  • Falta de flexibilidade nas formas e condições de pagamento;
  • Falta de controle e acompanhamento das cobranças.

Para combater esse problema, é preciso melhorar a gestão financeira da escola e adotar estratégias que incentivem o pagamento em dia.

Uma delas é a régua de cobrança. Ela consiste em um conjunto de ações planejadas que ajudam na cobrança de mensalidades escolares atrasadas, como envio de lembrete sobre os vencimentos das mensalidades e negociação de débitos em aberto.

A estratégia pode ser aplicada em diferentes canais de comunicação, como e-mail, SMS, WhatsApp e telefone. O importante é que as mensagens sejam claras, cordiais e personalizadas, respeitando o perfil e a situação de cada cliente.

Leia também: Tempo é dinheiro: a importância de otimizar a rotina do financeiro

Régua de cobrança para a gestão escolar

régua de cobrança para a gestão escolarAs ações para combater a inadimplência escolar podem ser divididas em três etapas: pré-vencimento, vencimento e pós-vencimento.

Na etapa do pré-vencimento, o objetivo é lembrar os clientes sobre o vencimento da mensalidade e facilitar o pagamento a fim de evitar a inadimplência escolar. Por exemplo, a instituição pode enviar um e-mail com o boleto anexado ou um link para o pagamento online, com alguns dias de antecedência.

Na etapa do vencimento, o objetivo da régua de cobrança é reforçar o lembrete e oferecer alternativas para o pagamento. Nesse caso, pode ser enviado um SMS ou uma mensagem no WhatsApp no dia do vencimento, informando sobre possíveis descontos ou parcelamentos.

Na etapa do pós-vencimento, deve-se estreitar a cobrança de mensalidades escolares atrasadas para negociar os débitos em aberto. Para isso, o setor financeiro pode entrar em contato por canais mais imediatos como telefone, oferecendo condições especiais para a quitação da dívida ou um plano de recuperação.

Assim, a régua de cobrança pode reduzir a inadimplência escolar porque:

  • Aumenta a conscientização dos clientes sobre os vencimentos das mensalidades;
  • Faz a cobrança de mensalidades escolares atrasadas de forma personalizada;
  • Facilita o pagamento com diferentes opções e canais;
  • Melhora o relacionamento com os clientes, demonstrando interesse e atenção;
  • Evita o acúmulo de dívidas e o risco de judicialização;
  • Recupera os clientes inadimplentes e evita a evasão escolar.

Leia também: 3 formas de evitar fraudes financeiras nas empresas

Como escolher o melhor sistema financeiro?

Para reduzir a inadimplência escolar, é preciso contar com um sistema de gestão financeira que atenda 3 pontas: automação de processos, integração de dados e otimização de recursos.

Automação de processos

A automação de processos refere-se à utilização de tecnologia para automatizar tarefas e atividades financeiras repetitivas e demoradas. 

Isso pode incluir a geração automatizada de faturas e boletos, régua de cobrança, conciliação de pagamentos recebidos e a atualização automática de registros financeiros. 

Esse processo de automação reduz erros humanos, economiza tempo e melhora a eficiência operacional, permitindo que a equipe escolar se concentre em atividades mais estratégicas.

Leia também: Como a automação financeira te ajuda a receber cobranças em dia?

Integração de dados

A integração de dados envolve a centralização e o compartilhamento de informações financeiras em um único sistema.Ou seja, todas as transações financeiras, como pagamentos, registros de alunos e faturas, são armazenadas em um único local acessível apropriado. 

Ao ter dados integrados, é possível ter uma visão abrangente da situação financeira da escola, facilitando a identificação de padrões, análise de tendências e tomada de decisões embasadas. 

Além disso, permite o acesso rápido e fácil a informações relevantes, contribuindo para uma comunicação eficaz com os pais e responsáveis.

Leia também: 4 principais vantagens da integração bancária com APIs

Otimização de recursos

Saber utilizar os recursos financeiros disponíveis para a escola com eficiência é o que separa o lucro do prejuízo. Desde a gestão das despesas, a identificação de áreas de desperdício até a alocação estratégica de recursos financeiros para as necessidades prioritárias devem ser incluídos. 

Nesse contexto, um sistema de gestão financeira eficiente pode auxiliar fornecendo ferramentas para o monitoramento das finanças, a análise de custos, o planejamento orçamentário e a identificação de oportunidades de economia. 

Ao fazer a otimização de recursos, a escola maximiza o uso de seu orçamento, evita problemas financeiros e investe de forma adequada no desenvolvimento educacional.

Leia também: Open Banking: serviços financeiros personalizados viraram tendência

Conheça a Accesstage

A Accesstage é uma empresa especializada em soluções de gestão financeira para empresas, inclusive do segmento educacional. Com a Veragi, plataforma financeira da Accesstage, você pode contar com:

  • Uma plataforma completa e integrada para a gestão financeira da sua escola;
  • Uma régua de cobrança inteligente e personalizada para cada cliente;
  • Uma automação financeira para cobranças que facilita o pagamento e reduz a inadimplência escolar;
  • Um suporte técnico e comercial de qualidade e disponível para responder suas solicitações e muito mais.

A Accesstage, ao longo dos seus mais de 20 anos de história,  já atendeu empresas de diversos segmentos em todo o Brasil, ajudando a melhorar a gestão financeira e a aumentar a receita.

Se você quer saber mais sobre como a Accesstage pode ajudar a sua escola a combater a inadimplência escolar, entre em contato com um especialista.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Inadimplência escolar: como combater esse problema?

Posts Recentes no Blog Accesstage