Entenda os benefícios do Cadastro Positivo para empresas de serviços públicos e como você pode se beneficiar do programa.

O Cadastro Positivo é uma iniciativa que permite a visualização do histórico financeiro de uma pessoa ou empresa e a sua relação com o crédito, com informações sobre suas dívidas, pagamentos, empréstimos e outras transações bancárias. 

A partir dessas informações, é possível avaliar a saúde financeira dos cadastrados e avaliar a concessão de crédito com mais segurança.

Esse programa tem sido amplamente utilizado por empresas como bancos e financeiras, para avaliar os riscos envolvidos na  concessão de créditos para empréstimos e financiamentos. 

Mas e no setor de utilities? Como o Cadastro Positivo impacta as empresas de serviços públicos? É sobre isso que falaremos neste artigo! 

Descubra os benefícios e as vantagens de adotar o Cadastro Positivo na sua empresa!

O Cadastro Positivo na transformação digital

Antes de falar sobre o impacto do programa no setor de utilities, é importante entender a sua relação com a transformação digital. 

A transformação digital e o avanço tecnológico têm mudado a forma como as empresas fazem negócios e se relacionam com os clientes. Com a crescente digitalização das atividades financeiras, a obtenção de informações e análises precisas se tornou fundamental para as empresas tomarem decisões estratégicas. 

Leia também: Transformação digital do financeiro: Não perca tempo com meios manuais

Assim, como solução para a procura de sistemas mais eficientes de classificação de escore de crédito, a utilização de Big Data se tornou fundamental. No Brasil, essa solução foi o Cadastro Positivo. 

O intuito aqui não foi o de deixar disponível informações sobre pessoas físicas ou jurídicas, mas, sim, aquecer a concessão de crédito. Afinal, o programa fornece informações mais completas e atualizadas sobre o histórico financeiro, o que permite avaliar com maior precisão o impacto que a empresa terá na concessão de crédito.

Para entender melhor:

  • Consumidores passam a ser aprovados por seu comportamento e não são mais negativados por uma situação pontual;
  • Consumidores que não se enquadravam na concessão de crédito, passam a ter mais acesso;
  • Empresas reduzem a taxa de inadimplência e oferecem mais crédito, vendendo mais;
  • A economia tem um grande salto.

Mas, além de dados relacionados ao sistema bancário, a lei do Cadastro Positivo autoriza o repasse de informações relacionadas ao setor de utilities, ou seja, dados de consumo continuados (água, luz, gás, etc) para as instituições de bancos de dados.

O objetivo é fazer com que a pontuação de bons pagadores que não têm vínculo com uma instituição bancária também seja contabilizada.

Como o Cadastro Positivo impacta o setor de utilities?

benefícios do cadastro positivo para utilitiesAlém dos benefícios para os consumidores na concessão de crédito, a iniciativa impacta - e muito - empresas do setor de utilities. Isso porque ele pode ser usado pelas empresas de serviços públicos para avaliar o risco de crédito de seus clientes. 

Leia também: Como o Cadastro Positivo ajuda nas iniciativas ESG da sua empresa?

Dessa forma, elas podem aumentar a qualidade de seus serviços, oferecendo melhores tarifas e condições de pagamento - dependendo da avaliação do Cadastro Positivo - além de reduzir a taxa de inadimplência. Entenda melhor a seguir.

Melhores condições de financiamento 

Além de beneficiar os consumidores, o programa resulta em pontuação para as empresas. Isso possibilita melhores condições de financiamento, além de ampliar a oferta de crédito para o CNPJ.

Melhoria na eficiência da cobrança

Com o acesso às informações, é possível identificar os clientes que estão em situação de inadimplência e tomar medidas para regularizar a situação antes que ocorram cortes de serviços. 

Isso pode reduzir os custos com cobrança e minimizar a necessidade de ações judiciais, aumentando a eficiência e a agilidade no processo de cobrança.

Aumento da fidelização de clientes

Ao identificar clientes que possuem um bom histórico de pagamentos, as empresas de utilities podem oferecer melhores condições de pagamento, promoções e descontos exclusivos, o que pode aumentar a fidelização e a satisfação dos clientes. 

Dessa forma, é possível manter a base de clientes atual e atrair novos clientes que buscam empresas confiáveis e comprometidas com a qualidade dos serviços prestados.

Redução do risco de fraude

Empresas de utilities podem identificar clientes que possuem um histórico suspeito de pagamentos ou de uso indevido dos serviços, o que pode ajudar a prevenir fraudes e reduzir os riscos para a empresa. 

Isso pode ser especialmente importante em setores como o de energia elétrica, onde o uso indevido do serviço pode gerar prejuízos significativos para a empresa.

Leia também: 3 formas de evitar fraudes financeiras nas empresas

Melhoria na gestão de riscos

O acesso às informações pode ajudar as empresas de utilities a avaliar o risco de inadimplência de seus clientes e tomar decisões estratégicas para minimizar esses riscos. 

Por exemplo, é possível desenvolver políticas de crédito mais assertivas, monitorar de perto os clientes com maior risco e oferecer planos de pagamento personalizados de acordo com o perfil financeiro de cada cliente. 

Assim, a empresa reduz a taxa de inadimplência e ainda melhora a gestão de riscos, garantindo a saúde financeira do negócio.

Melhorar a relação com os fornecedores

Empresas do setor de utilities que participam do programa, conseguem maiores e melhores condições de acesso a recursos.

Graças a esses recursos (taxas mais atraentes e prazos mais flexíveis), é possível melhorar a relação com seus fornecedores e ter um poder maior de negociação.

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Compartilhamento de dados de forma segura

Até aqui, ficou claro que o cadastro positivo está diretamente relacionado ao compartilhamento de dados, certo? Afinal, esse sistema funciona por meio da coleta e análise de informações sobre o histórico de pagamento dos consumidores, que são compartilhadas pelas empresas que prestam serviços, como as utilities.

Para que o programa funcione de maneira eficiente, é necessário que as informações sobre os consumidores sejam compartilhadas entre as empresas do setor e os birôs de crédito autorizados pelo Banco Central. 

Esses birôs são responsáveis por consolidar os dados de diversos setores da economia e produzir pontuações de crédito que refletem o histórico de pagamento e a capacidade de pagamento dos consumidores.

O compartilhamento de dados é regulamentado pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece regras para a coleta, uso e compartilhamento de informações pessoais dos consumidores. 

Seguindo as diretrizes da LGPD, as empresas devem obter o consentimento expresso dos consumidores para compartilhar seus dados, e devem garantir que essas informações sejam protegidas e utilizadas apenas para os fins específicos autorizados pelo consumidor.

Leia também: Utilities: como proceder na relação Cadastro Positivo versus LGPD?

Nesse cenário, contar com um sistema que possibilita o compartilhamento seguro e eficiente de dados é essencial. E a automação de processos pode ser uma grande aliada para melhorar a eficiência do cadastro positivo e do compartilhamento de dados. 

Isso porque a automação permite que os processos sejam executados de forma mais rápida, precisa e consistente, reduzindo o tempo e o esforço necessários para coletar, processar e compartilhar as informações.

Algumas das maneiras pelas quais a automação de processos pode ajudar nesse sentido incluem:

  • Coleta de informações por meio de integrações de sistemas, reduzindo o tempo e o esforço necessários para coletar as informações e melhorar a precisão dos dados;
  • Análise de dados de forma mais rápida e precisa, identificando padrões e tendências que podem ser utilizados para melhorar os processos de concessão de crédito e cobrança;
  • Compartilhamento de informações de forma mais rápida e segura, garantindo que apenas as empresas autorizadas tenham acesso aos dados dos consumidores. 
  • Tomada de decisão com base em dados mais precisos e atualizados, reduzindo o risco de conceder crédito para clientes inadimplentes ou de cobrar clientes que já estão em dia com seus pagamentos.

Leia também: Como a API certa pode te fazer ampliar a margem de negócio?

A Accesstage e o Cadastro Positivo

Para empresas de utilities que desejam fazer parte do cadastro positivo, é necessário compartilhar o acesso das informações de pagamentos de seus clientes com os birôs de crédito.

Leia também: Como funciona o cadastro positivo para empresas na Accesstage?

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