Como deve saber, a gestão financeira de uma empresa é uma tarefa que exige atenção e controle absoluto dos processos para que a tomada de decisões financeiras seja efetiva. Em muitos casos, o gestor financeiro pode deixar de fazer algum processo ou pular alguma etapa importante e que impacta diretamente na saúde do negócio. 

Por isso, é fundamental dispor de todas as informações consolidadas em um único lugar, onde a gestão pode ser feita de forma eficaz a fim de gerir receitas e despesas do negócio. Nesse quesito, contar com ferramentas de gestão financeira é a solução ideal para você e para a sua empresa.

Quer saber como a automação de processos ajuda na tomada de decisões financeiras da sua empresa? Então continue lendo o texto!

 

O que é a automação de processos e como a sua empresa se beneficia dela

Muito provavelmente você já ouviu falar em processos financeiros automatizados. Essa estratégia de gestão auxilia na tomada de decisões financeiras, fornecendo dados importantes para uma organização mais equilibrada.

O uso de ferramentas de gestão financeira reduz o caminho burocrático enfrentado pelos gestores, afinal, ajuda a otimizar processos, evitar erros, reduzir eventuais problemas, controlar o fluxo de caixa, entre outros benefícios.

Leia também: Como evitar o impacto financeiro causado por falhas no processamento de pagamentos?

Esses softwares são usados em computadores e outros dispositivos empresariais para realizar a administração das finanças. Hoje, muitos deles oferecem recursos de maneira integrada, assim, é possível centralizar em um único lugar todos os dados relacionados à saúde financeira da empresa.

Isso quer dizer que todas as áreas do negócio serão contempladas, sendo possível ter um controle e análise de dados eficiente, que contribuirá para a tomada de decisões financeiras. 

Entretanto, a automação de processos deve ser bem planejada e contar com a solução adequada para a sua empresa. É importante considerar os objetivos a serem atingidos bem como se a plataforma é compatível com outras ferramentas para que a integração seja plena. 

Por que automatizar os processos?

Você já precisou fazer o processo manual de preenchimento de planilhas, arquivamento ou levantamento de documentações? Se você já passou por isso pelo menos uma vez, sabe que leva tempo e atenção, caso contrário é muito provável que erros e inconsistências aconteçam e comprometam não só a saúde financeira da empresa, mas também a credibilidade.

E é justamente para isso que as ferramentas de gestão financeira existem. Independente do tamanho da empresa, adotar essa estratégia é uma iniciativa que economiza tempo, fornece informações precisas, com agilidade e contribui fortemente para uma tomada de decisão que vá de encontro com o momento atual da empresa e suas metas.

Leia também: 6 boas práticas em gestão financeira para sua empresa

Além disso, a transformação digital vem causando grandes impactos em empresas de todos os portes. A implementação de ferramentas de gestão financeira torna os processos mais dinâmicos e seguros, principalmente para quem precisa lidar diariamente com decisões financeiras. Assim, o gestor financeiro consegue planejar ações a curto, médio e longo prazo, evitando desperdícios e otimizando recursos. 

 

 

Veja, a seguir, mais vantagens que a automação de processos traz para a sua empresa

1. Aumento de produtividade

As ferramentas de gestão financeira auxiliam os colaboradores a desempenharem suas tarefas com mais agilidade e eficiência. Atividades repetitivas e pouco efetivas, passam a ser automatizadas, abrindo espaço para outras estratégias e implementações.

2. Métricas mais precisas

A prática possibilita que todos os dados sejam integrados. Com o tempo, as informações coletadas tornam-se métricas da saúde financeira do negócio. Ou seja, é o que irá guiar o desempenho da empresa, tendo como base análises concretas, mitigando erros e, principalmente, risco de falhas.

3. Tomada de decisões financeiras assertiva

Um erro na gestão financeira pode custar muito caro. A automação auxilia a encontrar erros e saídas para problemas, até os mais complexos. Com processos bem definidos, as informações obtidas pela plataforma contribuem para que as decisões financeiras tomadas sejam baseadas em fatos.

4. Dados seguros

Ao concentrar as informações e dados em um só lugar, você até pode pensar que os riscos de perda são grandes. Mas, é oposto. As ferramentas de gestão financeira são seguras e armazenam os dados de forma eficiente e sistematizada, reduzindo riscos e aumentando a segurança. Além disso, é possível efetuar backups.

5. Economia de custos

Visualizar o impacto que cada operação tem sobre as finanças do negócio é fundamental. A automação de processos permite que você mapeie precisamente como os recursos estão sendo usados e tenha controle de gastos.

6. Integração das informações da empresa

A automação de processos ERPs permite que a sua empresa tenha uma gestão integrada com todas as áreas do negócio. Isso evita retrabalhos, economiza tempo e permite que os colaboradores concentrem os esforços em outras atividades, já que todas as informações estão centralizadas em um único local. 

7. Previsibilidade do fluxo de caixa

O fluxo de caixa está ligado diretamente à saúde financeira do seu negócio, por isso, controlar entradas e saídas é extremamente importante. Com a plataforma certa, você consegue fazer o controle dos procedimentos e das movimentações de forma rápida e estratégica, já que todas as movimentações ficam registradas, permitindo que você acompanhe tudo o que acontece.

Leia também: Como melhorar o fluxo de caixa com o Veragi Tesouraria?

Conheça a Veragi

Agora que você conhece mais sobre a automação de processos, entende a importância que uma boa ferramenta de gestão financeira tem para a sua empresa. 

E, ainda mais importante, é escolher uma adequada para a sua empresa, que te auxilie em todos os processos e ajude a solucionar todos os problemas que o seu negócio enfrenta, como a Veragi. 

Essa é uma plataforma de automação financeira de visão multibanco e multi CNPJ, que oferece desde sistemas de pagamentos e recebimentos até acesso à antecipação de recebíveis. 

Quer saber mais sobre a Veragi? Fale com nossos especialistas e comece a automação de processos financeiros dentro da sua empresa, oferecendo mais produtividade para todos, economia de tempo e dinheiro e, principalmente, um fluxo de caixa saudável.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post A automação de processos garante decisões financeiras mais assertivas

Posts Recentes no Blog Accesstage