O uso de tecnologia no setor financeiro já não é mais novidade. Por isso, a área de TI nas finanças acabou por se tornar altamente necessária e competitiva - o que não significa, naturalmente, que não existem desafios a serem superados.
É muito comum que a equipe de TI acabe encontrando certa dificuldade ao lidar com questões financeiras específicas - mas, com um pouco de planejamento e auxílio da Accesstage, é possível otimizar os trabalhos e alcançar os melhores resultados para sua empresa.
A primeira coisa que consideramos quando pensamos na área de TI nas finanças é que ela não deve ter responsabilidade sobre o setor financeiro - ainda que este faça uso intenso de recursos tecnológicos.
O exemplo máximo dessa situação é o uso do ERP. O Enterprise Resource Planning é um software que se caracteriza como uma das principais ferramentas de controle e organização para a equipe financeira de qualquer empresa pelo fato de interligar diversas áreas do negócio em módulos específicos. Dessa forma, fica mais fácil localizar, analisar e compreender as entradas, saídas e diversas outras transações que relacionam o setor financeiro às demais áreas
Desse conceito, nasce a função primordial do ERP: identificar novas oportunidades, gerar mais receita e, assim, contribuir positivamente para a rotina financeira.
Quando os responsáveis técnicos da área de TI assumem a responsabilidade total do sistema ERP, é possível que seu objetivo final não seja totalmente alcançado - isso porque a visão de um técnico é, por natureza, diferente dos responsáveis por cada unidade de negócio da empresa.
Por isso, é importante frisar que a área de TI nas finanças deve se dar de forma colaborativa. Executivos das áreas de negócio e técnicos de TI devem ser, cada um, parte de um todo que se engaja em prol do benefício da empresa, cada um exercendo sua expertise.
Dessa forma, podemos dizer que a área de TI nas finanças pode ter um foco maior na operacionalização do ERP, para que seja possível facilitar a execução de estratégias dos responsáveis pela área financeira.
E cuidar da operacionalização do ERP não é coisa simples: cada módulo do software apresenta uma estrutura fechada que pode, eventualmente, não se adaptar a determinadas rotinas empresariais - assim, a integração, a troca de informações e a digitalização de arquivos financeiros pode ser prejudicada.
É papel da área de TI, então, garantir que esse fluxo, que compreende diversos tipos de entradas e interfaces, funcione de forma fluída e assertiva para a boa comunicação entre áreas, o que possibilita a análise apurada de dados financeiros.
LEIA TAMBÉM: Como é a visão do módulo 'Gestão de Contas Bancárias' da Veragi?
Agora, imagine que você receba todos os dias inúmeros documentos impressos, cada um em uma língua diferente e em um formato diferente (em papel, em PDF, etc). Sua função deve ser converter todos os diversos formatos em uma única entrada aceita pela sua empresa e, na sequência, traduzi-los todos para uma língua universal. Parece muita coisa, certo?
A cargo de exemplo, é basicamente esse o trabalho quando os módulos do ERP não funcionam na sua totalidade e não integram as áreas por completo. Todo esse processo operacional da equipe de TI em garantir a troca segura e eficiente de informações poderia ser otimizado, economizando tempo e recursos.
É com esse pensamento que a Accesstage desenvolveu APIs e EDIs que são capazes de integrar seu ERP de forma a otimizar o trabalho da TI.
Mais do que englobar as áreas em uma única interface intuitiva e completa, as APIs da Accesstage também ajudam a equipe financeira a identificar novas oportunidades, possibilitando a integração de novos serviços - como o pagamento via PIX, o desenvolvimento de boletos híbridos, ferramentas para controle de inadimplência, entre outras soluções.
Já a troca segura de informações entre seus dados e as APIs fica por conta dos EDIs: dessa forma, todo o seu ERP fala a mesma língua de forma segura, prática e eficaz.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Soluções Accesstage: diminua clientes inadimplentes e facilite as negociações
Essas ferramentas, mais do que facilitar e otimizar o dia a dia da equipe de TI nas finanças, também colaboram ativamente para que a função primeira do ERP seja cumprida na sua totalidade, entregando mais controle e resultados para a sua equipe financeira.
Vamos conversar um pouco mais para que possamos entender como nossas soluções em API e EDI podem ajudar a realidade da sua empresa?