O uso de tecnologia no setor financeiro já não é mais novidade. Por isso, a área de TI nas finanças acabou por se tornar altamente necessária e competitiva - o que não significa, naturalmente, que não existem desafios a serem superados.

 

 

É muito comum que a equipe de TI acabe encontrando certa dificuldade ao lidar com questões financeiras específicas - mas, com um pouco de planejamento e auxílio da Accesstage, é possível otimizar os trabalhos e alcançar os melhores resultados para sua empresa.

 

TI nas finanças: parte de um todo

A primeira coisa que consideramos quando pensamos na área de TI nas finanças é que ela não deve ter responsabilidade sobre o setor financeiro - ainda que este faça uso intenso de recursos tecnológicos.

O exemplo máximo dessa situação é o uso do ERP. O Enterprise Resource Planning é um software que se caracteriza como uma das principais ferramentas de controle e organização para a equipe financeira de qualquer empresa pelo fato de interligar diversas áreas do negócio em módulos específicos. Dessa forma, fica mais fácil localizar, analisar e compreender as entradas, saídas e diversas outras transações que relacionam o setor financeiro às demais áreas

Desse conceito, nasce a função primordial do ERP: identificar novas oportunidades, gerar mais receita e, assim, contribuir positivamente para a rotina financeira.

Quando os responsáveis técnicos da área de TI assumem a responsabilidade total do sistema ERP, é possível que seu objetivo final não seja totalmente alcançado - isso porque a visão de um técnico é, por natureza, diferente dos responsáveis por cada unidade de negócio da empresa.

Por isso, é importante frisar que a área de TI nas finanças deve se dar de forma colaborativa. Executivos das áreas de negócio e técnicos de TI devem ser, cada um, parte de um todo que se engaja em prol do benefício da empresa, cada um exercendo sua expertise.

 

Problemas na operacionalização

Dessa forma, podemos dizer que a área de TI nas finanças pode ter um foco maior na operacionalização do ERP, para que seja possível facilitar a execução de estratégias dos responsáveis pela área financeira.

E cuidar da operacionalização do ERP não é coisa simples: cada módulo do software apresenta uma estrutura fechada que pode, eventualmente, não se adaptar a determinadas rotinas empresariais - assim, a integração, a troca de informações e a digitalização de arquivos financeiros pode ser prejudicada.

É papel da área de TI, então, garantir que esse fluxo, que compreende diversos tipos de entradas e interfaces, funcione de forma fluída e assertiva para a boa comunicação entre áreas, o que possibilita a análise apurada de dados financeiros.

LEIA TAMBÉM: Como é a visão do módulo 'Gestão de Contas Bancárias' da Veragi?

Otimizando o tempo da equipe de TI nas finanças

Agora, imagine que você receba todos os dias inúmeros documentos impressos, cada um em uma língua diferente e em um formato diferente (em papel, em PDF, etc). Sua função deve ser converter todos os diversos formatos em uma única entrada aceita pela sua empresa e, na sequência, traduzi-los todos para uma língua universal. Parece muita coisa, certo?

A cargo de exemplo, é basicamente esse o trabalho quando os módulos do ERP não funcionam na sua totalidade e não integram as áreas por completo. Todo esse processo operacional da equipe de TI em garantir a troca segura e eficiente de informações poderia ser otimizado, economizando tempo e recursos.

É com esse pensamento que a Accesstage desenvolveu APIs e EDIs que são capazes de integrar seu ERP de forma a otimizar o trabalho da TI.

Mais do que englobar as áreas em uma única interface intuitiva e completa, as APIs da Accesstage também ajudam a equipe financeira a identificar novas oportunidades, possibilitando a integração de novos serviços - como o pagamento via PIX, o desenvolvimento de boletos híbridos, ferramentas para controle de inadimplência, entre outras soluções.

Já a troca segura de informações entre seus dados e as APIs fica por conta dos EDIs: dessa forma, todo o seu ERP fala a mesma língua de forma segura, prática e eficaz.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Soluções Accesstage: diminua clientes inadimplentes e facilite as negociações

Essas ferramentas, mais do que facilitar e otimizar o dia a dia da equipe de TI nas finanças, também colaboram ativamente para que a função primeira do ERP seja cumprida na sua totalidade, entregando mais controle e resultados para a sua equipe financeira.

Vamos conversar um pouco mais para que possamos entender como nossas soluções em API e EDI podem ajudar a realidade da sua empresa?

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post TI nas finanças: soluções Accesstage que otimizam tempo da sua equipe

Posts Recentes no Blog Accesstage