A inadimplência é um problema que pode assumir diversas formas e aflorar em diversas frentes. É fruto de inúmeros reflexos econômicos, estando empresas e organizações sujeitas à ela. É aí que nasce o desafio para o setor financeiro: como controlar a saúde financeira da empresa para que clientes inadimplentes não a afetem negativamente?

 

A realidade da inadimplência no Brasil

O primeiro passo é compreender que a ocorrência de clientes inadimplentes não é responsabilidade integral de cada empresa, mas sim um conglomerado de consequências da situação econômica de cada país.

Para compreender isso, é preciso recorrer aos dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgados no último dia 2 de maio. Eles revelam que o percentual de famílias brasileiras que não estão conseguindo pagar as contas em dia já atingiu 28,6%. Foram 4,4 pontos percentuais a mais do que no mesmo período do ano passado, e 22,3 pontos percentuais a mais desde o início da série histórica, em 2010.

Percentual de inadimplência

 

Adaptando-se à realidade dos clientes inadimplentes

É preciso, então, adaptar-se à essa realidade de clientes inadimplentes, desenvolvendo estratégias de negociação de dívidas, tanto com o cliente final quanto com o fornecedor, para que as empresas sejam impactadas o mínimo possível.

Esse processo, no entanto, deve ser feito com muita cautela e, principalmente, estratégia, para que o efeito não seja o contrário. Segundo uma análise da Serasa Experian, a negligência à inadimplência, ou o seu trato sem estratégia, pode acarretar em:

  1. Danos à saúde financeira da empresa que não recebe os valores devidos
  2. Risco do cliente optar por outros estabelecimentos / fornecedores, devido ao crédito dificultado ou constrangimento
  3. Alto risco do cliente / fornecedor cortar qualquer tipo de relação com a empresa após processos de cobranças realizados de forma inadequada

Investir em tecnologia e acompanhar a evolução dos meios de pagamento é a melhor alternativa para evitar tais repercussões negativas.

 

Lembretes proativos

O uso de lembretes proativos pode ser uma ótima estratégia para evitar a existência de um cliente inadimplente.

Geralmente, eles são enviados para os clientes em forma de e-mail, SMS, notificações push e até mesmo aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, e recordam o pagador do valor que deve ser quitado em breve, bem como as formas de pagamento existentes. É possível, também, inserir links que facilitam o acesso aos boletos, se este for um dos meios de pagamento.

Esse é, basicamente, o que muitas operadoras de internet e telefonia móvel fazem com seus clientes, o que contribui para a significativa queda da inadimplência.

Mas, no caso de um cliente já ser inadimplente, é possível ajustar a mensagem recebida para notificações sobre condições diferenciadas e formas facilitadas de pagamento, tornando o processo de pagamento mais personalizado e, por isso mesmo, possível financeiramente.

Facilitando o pagamento: boletos híbridos

E, falando em pagamento facilitado, pensar na experiência de quem precisa pagar os valores devidos também é fundamental - daí a importância de acompanhar as tendências do mercado financeiro.

E uma das principais formas de facilitar esse processo é fornecer a opção de pagamento por boletos híbridos.

Relativamente similares ao boleto convencional, que se configurou como o principal meio de pagamento por anos, o modelo híbrido apresenta, além do código de barras, um QR Code que libera o pagamento via Pix.

Assim, nem o pagador nem o devedor precisam aguardar o período de faturamento: além dos valores serem recebidos em poucos minutos, o processo é simples, prático e intuitivo.

Entenda melhor sobre como a Accesstage pode te auxiliar com a implementação dos boletos híbridos.

Gerenciando o contas a receber com a Veragi

Ainda que muito dos exemplos acima digam respeito à relação empresa x cliente final, a realidade de empresas e fornecedores inadimplentes é igualmente possível.

Nestes dois cenários, a falta de recursos e o atraso no pagamento dos fornecedores atrelados, a outros débitos empresariais, impactam diretamente na produção. Nessa situação, é uma questão de tempo até que a saúde financeira da organização entre em colapso, contaminando todas as áreas internas.

A melhor solução, nesses casos, é entrar em acordos comerciais entre empresas e fornecedores, encontrando a melhor solução para que nenhum lado se prejudique. Entretanto, esses acordos geram contas a pagar e/ou a receber em relação aos fornecedores de modo extraordinário. Isso requer, portanto, uma gestão focada e atenta, livre de erros humanos.

Com a plataforma Veragi, da Accesstage, você tem uma visão ampla e modelada sob medida para suas necessidades. Integrando diversos bancos em uma única ferramenta, é possível garantir a visualização completa da agenda financeira de toda a empresa, facilitando a gestão e garantindo um fluxo de caixa saudável e com mais liquidez.

 

 

Fale com um especialista e entenda mais sobre como a Veragi por trazer melhores resultados em gestão financeira para a sua empresa!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Soluções Accesstage: menor inadimplência e negociações mais fáceis

Posts Recentes no Blog Accesstage