O orquestrador de pagamentos oferece uma série de funcionalidades que ajudam a sua empresa a oferecer ao seu cliente final as diversas modalidades de pagamentos de forma ágil e sem burocracias.
Além de centralizar todos os processos de pagamento, a utilização de uma régua de cobrança para diminuição da inadimplência e a integração com múltiplos bancos também oferecem maior conveniência, facilitando o cumprimento das obrigações financeiras.
Continue a leitura para saber mais sobre essas e outras possibilidades para reduzir a inadimplência no seu negócio.
Navegue por tópicos:
- Quais São os Desafios na Gestão de Pagamentos e Inadimplência?
- Qual o Perfil do Cliente Inadimplente?
- Como o Orquestrador de Pagamentos Pode Ajudar a Reduzir a Inadimplência?
- Quais as Vantagens da Integração com Múltiplos Bancos e Métodos de Pagamento?
Boa leitura!
Quais São os Desafios na Gestão de Pagamentos e Inadimplência?
A gestão de pagamentos e a inadimplência são desafios que muitas empresas enfrentam constantemente. Isso se dá por diversos motivos, sendo um deles a falta de um controle de pagamentos eficiente, levando a uma série de problemas.
Os principais desafios que as empresas enfrentam incluem:
- Falta de controle centralizado, o que pode levar a uma visão fragmentada das finanças, tornando difícil para os gestores obterem uma visão precisa do fluxo de caixa;
- Dependência de processos manuais para tarefas como a emissão de boletos, o envio de lembretes e a conciliação de pagamentos, consumindo tempo e aumentando o risco de erros;
- Régua de cobrança ineficiente, contribuindo para a falta de pagamentos dentro do prazo e, consequentemente, a inadimplência;
- Dificuldade na conciliação de pagamentos de múltiplas fontes e bancos, levando a discrepâncias nos registros financeiros e dificuldade na identificação de clientes inadimplentes;
- Ausência de uma solução integrada, como o orquestrador de pagamentos, para garantir que todos os pagamentos sejam corretamente registrados e conciliados;
- Controle de pagamentos ineficaz, impactando a saúde financeira da empresa e gerando até fluxo de caixa negativo, aumento do risco financeiro e redução da capacidade de investimento;
- Uso de múltiplas plataformas e a falta de integração entre elas, levando a uma gestão ineficiente e aumento do risco de erros;
- Falta de gestão nas tarifas bancárias também pode ser um problema de custo para a sua empresa. Pare de pagar altas tarifas e saiba qual o banco mais rentável para a sua empresa!
A adoção de um orquestrador de pagamentos pode transformar a forma como as empresas gerenciam seus processos financeiros.
Com a integração de pagamentos e a centralização dos processos, o controle de pagamentos se torna mais eficiente e preciso. Além disso, ele proporciona uma visão unificada dos fluxos financeiros, permitindo que os gestores tomem decisões informadas e estratégicas.
Leia também: Análise preditiva de dados: como aplicar na gestão financeira?
Qual o Perfil do Cliente Inadimplente?
Você já sabe que a inadimplência tem um impacto profundo na saúde financeira das empresas. Por isso, entender as causas e possíveis soluções pode ajudar as empresas a desenvolverem estratégias mais eficazes para reduzir a inadimplência.
Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de inadimplentes no Brasil atingiu 68,76 milhões em maio de 2024, representando 41,79% da população adulta do país.
O cliente inadimplente geralmente possui algumas características em comum, como a concentração de dívidas em múltiplos credores, dificuldade de acesso a crédito e uma tendência a atrasar pagamentos.
Além disso, a maior parte das dívidas está concentrada no setor de bancos, com 64,90% do total, seguido por Água e Luz (10,88%) e Comércio (10,68%). A média das dívidas é de R$4.445,19, com cada inadimplente devendo, em média, para 2,10 credores diferentes.
Como o Orquestrador de Pagamentos Pode Ajudar a Reduzir a Inadimplência?
Contar com um parceiro especialista em pagamentos, como a Accesstage, pode ser uma solução eficiente para enfrentar todos esses desafios relacionados a pagamentos e inadimplência. O orquestrador de pagamentos centraliza e automatiza o controle de pagamentos, facilitando a gestão e a reconciliação de dívidas.
Já a capacidade multibanco e a diversidade de opções de pagamento oferecem maior flexibilidade e conveniência tanto para a empresa quanto para os clientes. Isso facilita a gestão de recebíveis e melhora a experiência do cliente, aumentando as chances de pagamentos pontuais.
A implementação de uma régua de cobrança personalizada e automatizada também pode reduzir a inadimplência de forma significativa, enviando lembretes e notificações de pagamento de maneira proativa.
Com a tecnologia integrada proporcionada pelo orquestrador de pagamentos, as empresas ganham uma visão unificada e precisa de suas finanças, o que permite uma gestão mais eficiente.
Quais as Vantagens da Integração com Múltiplos Bancos e Métodos de Pagamento?
A capacidade de integração multibanco é uma das principais vantagens do orquestrador de pagamentos da Accesstage. Com essa possibilidade, as empresas podem centralizar todas as transações financeiras em uma única plataforma, facilitando o controle de pagamentos e proporcionando maior conveniência aos clientes.
Ele também integra uma variedade de métodos de pagamento para facilitar e flexibilizar as transações financeiras. Entre as principais opções de pagamento que ele oferece, estão o débito automático, boleto bancário, Pix, cartões, transferências bancárias, código de barras e QR Code.
Leia também: Como Fazer a Integração do Pix na Gestão Financeira do Seu Negócio?
Quer saber mais sobre o orquestrador de pagamentos e outras soluções da Accesstage? Fale com um consultor abaixo ou conheça mais sobre a plataforma financeira Veragi. Sua empresa merece as melhores ferramentas para garantir uma gestão financeira saudável e eficiente.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
Comentários do post Orquestrador de Pagamentos: como aplicar a gestão centralizada de todo processo de contas a receber e conciliação de tarifas em uma única visão