A conciliação financeira é uma das tarefas que mais exigem tempo e dedicação dos colaboradores do departamento financeiro de todas as empresas. O processo, que na maioria das vezes é manual, está sujeito a falhas e erros. Neste conteúdo, mostramos como mitigar problemas com sua conciliação financeira. As vendas com cartões de débito, crédito e de benefícios aumentaram exponencialmente nos últimos anos. Novas adquirentes entraram no mercado, transformando a oferta de taxas e oferecendo possibilidades de recebimentos mais curtas e antecipações mais vantajosas.
Com a proliferação das ofertas, a preocupação também aumenta. Será que as taxas praticadas, são de fato, as taxas definidas no momento da assinatura do contrato? Alguns gestores acabam por optar pela verificação manual, o que consome um precioso tempo de seus departamentos e desviam o foco dos objetivos reais dos departamentos financeiros e de contas a receber.
Como mitigar problemas com a conciliação financeira?
O melhor caminho a ser seguido é a digitalização do processo de conciliação financeira. A digitalização e consequente redução das atividades manuais, trará como benefício uma visão 360º de suas vendas com cartões, além de total controle e acompanhamento das taxas praticadas em cada tipo de venda.
A digitalização do processo de conciliação financeira traz recursos de dados extremamente confiáveis, que oferecem ao gestor financeiro, mais flexibilidade na análise de informações.
Com o processo digitalizado, é possível tomar decisões que alavanquem seus negócios sem abrir mão da receita. Com os dados obtidos, pode-se, por exemplo, verificar qual bandeira é mais rentável no volume das vendas.
Diante das informações, é possível ainda, selecionar uma bandeira específica para negociar melhores taxas para parcelamento, oferecendo ao seu cliente um prazo de parcelamento mais prolongado para aquela bandeira de cartão de crédito.
Utilize dados para basear suas negociações
Com a digitalização da conciliação financeira, você terá dados para apoiar suas negociações com diferentes adquirentes. Dados referentes ao uso de bandeiras podem ser cruzados com informações de bairros ou regiões da cidade, permitindo que você selecione o melhor parceiro por região, diminuindo seus custos e aumentando seus lucros.
Ainda sobre dados, a digitalização da conciliação financeira pode trazer informações diversas, por loja, domicílio bancário, plano de parcelamento, bandeiras e outros, tudo isso com o objetivo de melhorar a análise do comportamento das vendas de seu negócio.
Redução de prazos e de perdas financeiras
Com a visão gerencial da conciliação, sua equipe financeira poderá investir seu tempo na análise e não na busca das informações. Por exemplo, ao contar com esta solução, torna-se possível liberar até três horas diárias do time financeiro para outras atividades.
Outra vantagem da digitalização é a rapidez, processos que podem levar 48 ou 72 horas, passam a ser disponibilizados em até 24 horas. Outra vantagem que não pode passar despercebida está totalmente ligada aos ganhos financeiros, estes podem chegar a 5% do valor, ou seja, a digitalização promove uma redução de perdas que não são identificadas manualmente.
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Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
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