Estudo do Sebrae projeta que 1,5 milhão de pequenos negócios devem ser abertos no Brasil em 2019, aproximadamente 5 mil novas empresas abertas por dia – entre microempreendedores individuais, que faturam até R$ 81 mil por ano, micro e pequenas empresas. Isso representa mais de 98% dos negócios abertos no Brasil. Já o número de empresas inadimplentes também cresceu. De acordo com a Serasa Experian, mais de 5 milhões de empresas estavam inadimplentes em agosto de 2018
Um dos motivos para essa inadimplência está ligado diretamente à gestão financeira da companhia, com falhas em processos de recebimentos e pagamentos e falhas no uso das melhores práticas do setor. Dessa forma, manter a área financeira organizada e com processos bem definidos pode ser o diferencial que vai manter a empresa viva nos próximos anos, enquanto outras são fechadas.
Apenas com um bom planejamento e gestão, a área financeira pode ter maior controle em relação ao fluxo de caixa e a situação com fornecedores.
Os desafios da gestão de pagamentos
Lidar com diversos fornecedores, obviamente, não é uma tarefa simples. Além disso, há diversos desafios que precisam ser superados. É preciso organizar o fluxo de caixa, negociar com os fornecedores, pagar contas, analisar indicadores financeiros, traçar metas, etc.
Um dos maiores desafios é manter os dados financeiros atualizados. Sem ter dados confiáveis, é impossível criar uma estratégia realista para os negócios e melhorar os processos. Um setor financeiro otimizado precisa de métricas de desempenho e precisa prestar atenção ao que acontece no mercado: mudanças e inovações.
Mas, há outros desafios que merecem atenção:
Cuidados que devem ser tomados
Melhorar a gestão financeira não está ligado, apenas, a melhorar processos internos, mas também em desenvolver um relacionamento transparente e assertivo com os fornecedores, já que isso impacta, até, nos resultados da empresa. E o Contas a Pagar tem papel significativo nesse relacionamento.
Por isso, alguns cuidados devem ser tomados:
O relacionamento financeiro com os fornecedores
Oferecer autonomia aos fornecedores. Essa é uma das funções do Access Bill Corp, ferramenta que auxilia no relacionamento financeiro. A ferramenta, também, ajuda a reduzir o tempo gasto em processos operacionais e permite operações de risco sacado, que é a antecipação dos valores aos fornecedores. Isso em um único portal.
Por esse portal, um canal entre a empresa e os fornecedores é criado e os custos telefônicos são reduzidos. Fale com um dos nossos especialistas para saber mais sobre a solução.