Certamente sua empresa faz uso dos boletos, mas já deve ter percebido que, sem o devido cuidado, esse meio de pagamento pode se tornar um vilão para o seu controle financeiro. Para evitar que isso ocorra, é fundamental adotar práticas e soluções tecnológicas que assegurem a precisão e a conformidade das informações nos boletos emitidos.
Isso inclui a verificação minuciosa dos dados, a utilização de tecnologias de automação e conciliação financeira, e a adoção de métodos de pagamento modernos como o Pix e boletos híbridos com QR Code.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!
Navegue por tópicos:
Boa leitura!
Para que os boletos sejam acatados pelo banco conveniado e a cobrança seja realizada, todas as informações precisam estar em perfeita ordem. Isso significa que os dados do cedente, sacado, valores e outras informações devem ser válidas e seguir à risca a padronização da instituição bancária. Quando isso não acontece, o boleto é recusado, e seu time precisa refazer todo o processo!
Considerando que cada boleto não acatado pode demorar até 20 dias para ser devolvido, o impacto no caixa do mês é inquestionável. Se o volume de boletos emitidos por sua empresa for alto, então, nem se fala!
Além disso, a partir de janeiro de 2024, os boletos passaram a ser liquidados no mesmo dia do pagamento (D+0), aumentando a eficiência, mas ainda suscetíveis a erros de preenchimento. Essa mudança, embora benéfica, destaca ainda mais a importância de garantir que todos os dados estejam corretos para evitar recusas.
Leia também: Como melhorar a precisão da projeção do fluxo de caixa nas empresas?
Essa é uma atividade maçante, que exige muita atenção e conhecimento sobre os modelos de boleto utilizados. Além disso, quando realizada manualmente, é altamente suscetível a erros.
Por isso, trouxemos 6 dicas que podem ajudar seu time a minimizar consideravelmente a quantidade de boletos recusados pelos bancos:
É hora de deixar de comprometer a previsibilidade do fluxo de caixa e prejudicar o controle financeiro da sua empresa com boletos recusados por falha de digitação ou erro no modelo de boleto.
No mundo digital atual, métodos de pagamento mais modernos estão se tornando cada vez mais populares e eficazes. Em fevereiro de 2024, por exemplo, o Documento de Ordem de Crédito, conhecido como DOC, foi descontinuado. Cada vez mais métodos de pagamentos modernos e eficientes estão ganhando destaque.
Entenda: Fim das transferências via DOC: tudo o que você precisa saber!
Por isso, é essencial que as empresas adotem soluções tecnológicas especializadas para manter a competitividade e garantir a eficiência nas transações financeiras.
Aqui estão algumas soluções que podem ajudar a evitar problemas com boletos:
Saiba mais: Como Fazer a Integração do Pix na Gestão Financeira do Seu Negócio?
A Plataforma Veragi, desenvolvida pela Accesstage, é uma ferramenta robusta e abrangente que suporta todos os aspectos necessários para evitar erros em boletos. Ela centraliza todas as operações financeiras, integrando contas a pagar e a receber, além de suportar diversas modalidades de pagamento, como Pix, TED, DOC, e boletos híbridos.
Com essa centralização, há uma redução significativa na probabilidade de erros de digitação ou formatação, já que todas as informações são gerenciadas em um único sistema — e multibanco.
Com as dicas acima, seu processo se tornará muito mais assertivo. Lembre-se: você pode (e deve) contar com soluções tecnológicas especializadas para controlar e trazer velocidade e segurança para seu processo de cobrança de boleto.