De acordo com pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com o IBGE, o Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central do Brasil, já se tornou a forma de pagamento mais utilizada por pequenas e médias empresas.
Isso se deve à praticidade que a ferramenta oferece, mas, acima de tudo, às taxas de transferência mais baixas em comparação com outros meios de pagamento, o que pode significar uma economia significativa para o negócio.
Além disso, a ferramenta permite transferências imediatas 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto, o Pix para pequenas empresas elimina problemas como a longa espera por horários de bancos para a movimentação do fluxo de caixa.
A seguir, a Accesstage explica detalhadamente quais são as vantagens que pequenas e médias empresas encontram nas transações via Pix, oferece dicas de utilização da ferramenta e responde às principais dúvidas sobre o tema. Confira!
Como citamos anteriormente, a principal vantagem do Pix para pequenas empresas é a economia. Isso porque o Banco Central estabeleceu que as transferências via Pix não devem ter nenhum custo para os usuários, incluindo negócios menores.
Esse fator é um dos responsáveis pela popularização da ferramenta entre pequenos empresários. Segundo os dados da pesquisa realizada pelo Sebrae, o método de pagamento já é o mais utilizado por 42% dos entrevistados, enquanto o segundo colocado, o cartão de crédito, é citado por 23%.
Leia também: 3 maneiras de reduzir custos na empresa com transações via Pix
No entanto, é importante lembrar que, mesmo com a gratuidade, as instituições financeiras podem cobrar taxas adicionais por outros serviços relacionados ao Pix, como a emissão de boletos bancários, pagamentos por cartão de crédito, entre outros.
Leia também: Você já adotou o boleto híbrido na sua empresa?
Em comparação, os boletos bancários podem ser mais demorados e caros para as pequenas e médias empresas, já que podem levar dias para serem processados e podem incluir taxas de emissão e cobrança. Veja todas as vantagens do Pix sobre o boleto bancário:
Já os cartões de crédito e débito ainda são amplamente utilizados como formas de pagamento para pequenas empresas, porém, são métodos menos vantajosos que o Pix por incluir taxas e outros custos muito altos. Além disso, as transações via cartão são muito mais demoradas do que as transações via Pix.
O Pix para pequenas empresas pode ser utilizado de várias maneiras, presenciais ou online. Um exemplo disso é o QR code, que pode ser exibido em sua loja física, site ou redes sociais, permitindo que os clientes efetuem pagamentos com apenas alguns cliques.
Leia também: Quais são os tipos de pagamentos via Pix para empresas?
Você também pode utilizar a ferramenta integrada ao ERP da sua empresa, por meio de APIs, para tornar o processo ainda mais fácil e eficiente. Assim, as transações via Pix são registradas automaticamente no sistema, com economia de tempo e redução de falhas.
Além disso, ao integrar o API Pix com o ERP, as pequenas empresas podem obter uma visão mais completa de suas finanças, garantindo que as informações sejam atualizadas em tempo real e compartilhadas entre esses sistemas de diferentes áreas.
Leia também: Previsibilidade na gestão de caixa para pequenas e médias empresas
Resumidamente, o API Pix para pequenas empresas, integrado com o ERP, permite acessar uma quantidade muito maior de dados financeiros, o que ajuda (e muito) a tomar decisões estratégicas e aprimorar sua gestão financeira.
As soluções da Accesstage oferecem uma maneira fácil e eficiente de integrar a ferramenta em suas operações, permitindo que as pequenas e médias empresas aceitem pagamentos via Pix de forma rápida, segura e eficiente.
Leia também: 4 principais vantagens da integração bancária com APIs
Com a integração do nosso API Pix com o ERP da sua empresa, garantimos eficiência dos processos de pagamento, automatização de tarefas rotineiras e uma visão mais clara de suas finanças. Converse com nossos consultores para saber mais!