Os recebimentos e pagamentos via Pix são uma solução tecnológica do Banco Central, lançada em 2020, que revolucionou as transações financeiras no Brasil. Com ele, é possível realizar diversas operações a qualquer hora do dia, sete dias por semana, sem precisar pagar taxas abusivas ou esperar um longo período de compensação. 

Mas mesmo com tantas facilidades, muitos ainda não conhecem todas as facilidades que a ferramenta oferece, especialmente quando se trata do Pix para empresas. É por isso que a Accesstage trouxe, nesse texto, todas as funcionalidades disponíveis, que vão muito além do Pix copia e cola e das transferências comuns. Confira!

Você sabia que o Pix é um dos maiores aliados do fluxo de caixa saudável? Clique aqui!

4 tipos de pagamentos via Pix

QR Code dinâmico ou estático

O pagamento por Pix via QR Code é gerado pela empresa que faz a cobrança, sendo que é possível definir a data limite e o acréscimo de multas por atraso, caso necessário. Existem duas formas comuns de pagamentos via Pix nessa modalidade: o dinâmico e o estático.

  • Pix via QR Code dinâmico: Ao final de cada pedido, é gerado um código diferente para o pagamento. Cada código é limitado a uma única transação e não pode ser utilizado depois do tempo determinado para o seu vencimento.
  • Pix via QR Code estático: Nessa opção, um totem com um QR Code definitivo para a realização de pagamentos via Pix é disponibilizado nos estabelecimentos, para que os clientes possam apenas apontar a câmera do celular para iniciar a transação.

Pix em lote

O Pix em lote permite que o usuário realize diversas operações simultaneamente, sendo um grande aliado do contas a pagar. A forma mais comum de utilizar a modalidade é através de planilhas, importadas para a plataforma de automação financeira. Assim, as transações que foram previstas no documento são identificadas e realizadas automaticamente.

Pix troco e Pix Saque

O Pix Troco e o Pix Saque são transações permitidas aos comerciantes ou prestadores de serviço que optarem por realizá-la. Nos dois casos, o cliente pode realizar pagamentos via Pix e receber o valor equivalente em dinheiro, sendo que no Saque o valor é integral e no Troco, o proprietário devolve o excedente ao valor da compra no estabelecimento

Boleto híbrido

O boleto híbrido já se tornou uma forma de cobrança comum. Nessa modalidade de pagamentos via Pix, o cliente recebe um boleto, físico ou digital, que contém o código de barras, a linha digitável e o QR Code dinâmico, podendo escolher a opção mais conveniente naquele momento. Caso escolha o Pix, o pagamento é imediato.

Leia também: Tempo é dinheiro: a importância de otimizar a rotina do financeiro

Pagamentos via Pix X outros métodos comuns

Confira os diferenciais que o Pix para empresas oferece, quando comparado a outras opções de pagamento e recebimento mais utilizadas:

Transações via PixBoleto bancário 

Há duas formas de pagamentos via boleto bancário. O TED, que é o método mais utilizado, aceita transferências de segunda à sexta, das 9h às 17h, sendo que todas as transações realizadas após esse horário só poderão ocorrer no próximo dia útil. Já o DOC, além dos dias e horários limitados, não recebe valores superiores a R$ 4.999,99 por transação.

Já os pagamentos via Pix são instantâneos, não possuem limites de valores ou restrições de dias e horários. Mas não, o Pix para empresas não pode substituir o boleto bancário de uma vez por todas, devido aos três fatores abaixo:

  • Muitas pessoas ainda não se sentem à vontade para utilizar seus dados bancários nas transações comerciais, preferindo pagar o boleto em um estabelecimento físico, ou não possuem contas bancárias ou dispositivos móveis, impedindo o uso da tecnologia Pix;
  • Caso os clientes paguem os boletos bancários com antecedência, podem receber descontos, o que não ocorre atualmente com os pagamentos via Pix;
  • Caso o pagamento seja realizado com atraso, as multas e juros já são calculados no momento do pagamento via boleto, operação que não é comum nos pagamentos via Pix para empresas.

Leia também: 3 dicas para evitar erros na gestão de caixa da sua empresa

Cartões de débito e crédito

Assim como nos pagamentos via Pix, os cartões de débito e crédito dão mais segurança à empresa prestadora de serviço ou comerciante, afinal, o recebimento é imediato, proporcionando melhor previsibilidade do fluxo de caixa. Entretanto, o Pix para empresas tem duas vantagens muito importantes, quando comparado aos cartões:

  • Melhorias no capital de giro, afinal, os pagamentos em cartão de crédito podem levar mais de um mês para ficarem disponíveis no caixa da empresa;
  • Redução de gastos com as taxas cobradas pelas operadoras das maquininhas de cartão, que podem variar entre 2% a 3,5% do valor de cada transação por mês.

Tudo que você precisa saber sobre o Pix para empresas

Quer conhecer todas as funcionalidades do Pix para empresas e aproveitar os benefícios que a ferramenta oferece? Nossos consultores estão sempre disponíveis para auxiliar seu departamento financeiro a alavancar o fluxo de caixa!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Quais são os tipos de pagamentos via Pix para empresas?

Posts Recentes no Blog Accesstage