Aumento no número de casos

Uma reportagem lançada no jornal Folha de São de Paulo em 26 de Agosto, apresentou dados estatísticos surpreendentes sobre o aumento de roubos e sequestros-relâmpagos com Pix.

Na matéria, o jornal informou que nos primeiros quatro de meses de 2021 foram registrados 51 boletins de ocorrência envolvendo Pix em todo o estado de São Paulo, já nos meses seguintes, de maio a julho, os registros quase triplicaram, atingindo a marca de 151 casos.

Valores mínimos e máximos para Pix

Logo no lançamento do Pix, o Banco Central informou não haver limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix e que também não há limite máximo de valores.

Estabelecer limites máximos de valores cabem as próprias instiruições que ofertam o Pix, que podem se basear, por exemplo, em critérios de mitigação de riscos de fraude e de critérios de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo. 

Com a adoção, cada vez maior, dos usuários ao Pix, as instituições passaram a permitir que seus clientes ajustem seus próprios limites para transferências, acatando rapidamente os pedidos de redução de limites máximos diários ou únicos para transferências.

O que mudou?

 

 

Após dados apresentados pela mídia e pela Polícia Militar de São Paulo, o BACEN estipulou um limite máximo de R$ 1.000,00 para as transações que acontecem de madrugada ou aos finais de semana.

As instituições financeiras possuem autonomia para ajustar seus próprios limites e podem, também, tomar medida para proteger e educar os usuários no controle dos limites máximos das transações diárias. No entanto, a normativa do BACEN busca oferecer mais segurança a população que, a partir de agora, compartilhará dos mesmos padrões de horários e valores de transferências.

Como isso pode impactar o mundo dos negócios?

Ainda é cedo para dizer quais serão os reflexos empresariais dessa mudança nas transferências via Pix. No entanto, espera-se que empresas que atuam no varejo e com valores baixos ou médios sintam pouco as alterações.

Varejistas que comercializam itens de maior valor precisam estar atentos asmudanças e criar um plano backup para recebimento de valores maiores, como utilização de TEDs nos horários de funcionamento bancário, boletos híbridos ou cartões de débito e crédito nos outros períodos.

Acompanhe nosso Blog para manter-se em dia!

Na Accesstage nós vemos oportunidades onde há incertezas. Por isso, contamos todas as novidades e mudanças que cercam o mercado financeiro aqui em nosso Blog. Assine nossa newsletter para manter-se sempre em dia com nossas updates, novidades e soluções.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post O Pix mudou nos últimos dias

Posts Recentes no Blog Accesstage