O que é ITP?

Muitos brasileiros se depararam com mensagens em seus aplicativos bancários informando sobre o novo lançamento chamado 'What'sApp Pay'. Esse tipo de pagamento permite que os usuários transfiram fundos diretamente do aplicativo de troca de mensagens para amigos, lojistas ou prestadores de serviços.

O princípio do What'sApp Pay está totalmente conectado com o princípio de ITP. De acordo com o Banco Central do Brasil, o ITP consiste "em uma transação de pagamento ordenada pelo usuário final, relativamente a uma conta de depósito ou de pagamento, comandada por instituição não detentora da conta"

Basicamente, o conceito é a remoção de empresas e terceiros do processo de pagamento, trazendo mais agilidade para os consumidores e para os lojistas, que receberão pelos produtos entregues ou serviços prestados imediatamente.

 

O Papel do Banco Central do Brasil

O BC desempenha dois importantes papéis no âmbito do Pix: o de regulador, definindo as regras de funcionamento do Pix, e o de gestor das plataformas operacionais, provendo as infraestruturas tecnológicas necessárias.

A infraestrutura, que liquida as transações entre instituições distintas e faz um pagamento acontecer em segundos, e a plataforma, que permite que o pagamento seja feito a partir de informações simples e de forma intuitiva, foram desenvolvidas e são operadas pelo BC. O foco do BC é aumentar a eficiência, a competitividade e a digitalização do mercado de pagamentos de varejo no Brasil.

 
 

 

De acordo com o jornal Folha de São Paulo, a chegada do Iniciador de Transações de Pagamentos deve impulsionar a entrada de novos players do mercado e trazer preços e taxas mais competitivas no setor de pagamentos.

O ITP faz parte da terceira fase do Open Banking, o Banco Central do Brasil alerta, no entanto, que para operar, os iniciadores de pagamentos precisarão do aval do BACEN, e só conseguirão comandar as operações depois da autorização expressa do usuário.

As operações, assim como no Pix, vão acontecer de maneira imediata, todos os dias da semana e sem restrições de horários.

Conheça mais sobre a Jornada do Open Banking

 

Sua empresa está pronta para o ITP?

As soluções da Accesstage são escaláveis e modulares. Ao utilizar nossas soluções exclusivas sua empresa pode adicionar novos módulos e estar sempre atualizada com as novas normativas, lançamentos e soluções do mercado.

Clique abaixo e agende um horário para conversar com um especialista e conhecer nossas soluções escaláveis.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post ITP - Iniciador de Transação de Pagamento

Posts Recentes no Blog Accesstage