Garantir que uma empresa de pequeno e médio porte cresça de forma sustentável não é fácil, especialmente quando está inserida em um mercado competitivo, cercada por empresas que contam com muito mais recursos. É por isso que cada etapa deve ser muito bem avaliada, a fim de não evitar riscos à saúde financeira da empresa.

Leia também: 6 boas práticas em gestão financeira para sua empresa

A seguir, a Accesstage explica quais são as estratégias mais importantes que pequenas e médias empresas devem seguir para garantir um crescimento sustentável, passando por cada indicador financeiro que o setor não pode deixar de avaliar constantemente. Confira!

Fluxo de caixa

O principal indicador de saúde financeira, não apenas para pequenas e médias empresas, mas para todos os portes, é o fluxo de caixa, afinal, é o controle de entradas e saídas de dinheiro, que indica se a empresa está recebendo o suficiente para arcar com seus gastos recorrentes, ainda mantendo uma margem para lidar com gastos extraordinários.

Para conseguir manter um fluxo de caixa saudável, é necessário garantir que o tempo entre os pagamentos e recebimentos seja equilibrado. Quando o dinheiro sai mais rápido do que entra, pode impedir que contas, fornecedores e funcionários sejam pagos na data correta, gerando uma bola de neve de dívidas, o que resulta em multas e queda da reputação.

 

Retorno sobre investimento

O retorno sobre o investimento é um indicador financeiro de extrema importância para pequenas e médias empresas, especialmente quando estão iniciando suas atividades. Isso porque ele retrata se o retorno financeiro em determinado período está justificando o investimento inicial, considerando também as previsões a média a longo prazo.

Mas o ROI é um grande aliado da saúde financeira de empresas de todos os portes, na verdade, já que também é excelente para determinar se um produto, serviço ou estratégia que estava em período de testes deve ser continuado, permitindo que os gestores do setor tomem decisões mais acertadas durante todo o ciclo de vida da empresa.

Indicador financeiro de liquidez

Liquidez é um indicador financeiro a curto prazo, afinal, determina se sua empresa tem a capacidade de lidar com os gastos recorrentes e pontuais apenas com o dinheiro que tem no caixa. Dessa forma, é possível criar estratégias imediatas, sem a necessidade de esperar que novas vendas sejam realizadas para colocar alguma ação em prática.

Para pequenas e médias empresas, ter liquidez logo nos primeiros anos de funcionamento é um excelente indicador de saúde financeira. Ele mostra melhores possibilidades de crescimento rápido e sustentável, já que a empresa não será refém de dívidas acumuladas, multas por atraso, entre outros vilões do fluxo de caixa.

 

Margem de lucro

Esse indicador financeiro determina se o valor que a sua empresa ganha por venda, após subtrair o custo dos produtos ou serviços vendidos, é compatível com a média do setor no qual está inserida. Dessa forma, é possível medir se o investimento em mercadorias que geram altos custos para a empresa terá impactos positivos na saúde financeira.

Como a automação melhora sua saúde financeira?

A automação financeira oferece uma visão 360 do seu negócio, portanto, fica bem mais fácil garantir a melhor saúde financeira a médio e longo prazo. Em plataformas como a Veragi, da Accesstage, você avalia e controla o fluxo de caixa em tempo real, podendo agendar os pagamentos e cobrar os clientes antes da data de vencimento.

Leia também: Por que adotar a gestão centralizada de processos financeiros?

Na plataforma, você ainda consegue antecipar os recebíveis em momentos de necessidade financeira ou optar por receber o valor das vendas a prazo sempre no ato, gerando muito mais liquidez para sua pequena ou média empresa. Apenas a visualização em tempo real de cada indicador financeiro te oferece ferramentas para crescer de forma sustentável.

Quer saber mais sobre as facilidades da automação financeira para pequenas e médias empresas? Converse com nossos especialistas e saiba por onde começar!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Os melhores indicadores de saúde financeira para pequenas empresas

Posts Recentes no Blog Accesstage