Consolidação de dados financeiros: reflexos positivos para sua empresa


consolidacao_financeira.png

 

Você certamente já ouviu e até utilizou as expressões “comparar banana com abacaxi” ou “faltam peças nesse quebra-cabeça” em situações do seu dia a dia. E por incrível que pareça, elas podem estar presentes - embora não devessem - na sua área financeira também. Como por exemplo, naqueles momentos em que você precisa identificar o volume a receber no mês, e as informações de contas a receber vêm de bancos diferentes e em formatos distintos. Ou quando pretende chegar ao resultado financeiro da operação no mês, e parte dos recebíveis ou das contas a pagar ainda não estão identificadas, impedindo a consolidação de dados financeiros da companhia.

Se isso acontece, é porque sua empresa está com dificuldades em uma etapa crucial da rotina do departamento financeiro, que é a consolidação financeira.

Perguntas como: “Todos os recebíveis foram pagos?”, “As taxas praticadas pelas operadoras de cartão estão todas corretas?” ou  “Algum pagamento foi postergado?” são facilmente respondidas com a coleta e agregação de dados de diferentes fontes. A consolidação financeira consiste em agrupar e padronizar os dados financeiros da sua empresa, otimizar contas a pagar e a receber para dar clareza, segurança e solidez às informações.

Essa consolidação de dados financeiros permite que seu time possa dispor dos dados em um formato padrão e traduzidos para um mesmo entendimento, visando facilitar a análise, conferência e a conciliação financeira da companhia.

Fornecedores, colaboradores e tributos movimentam suas contas a pagar, certo? Manter seus credores com pagamento em dia, assim como o depósito da folha de pagamento e os impostos devidos, também depende da consolidação dessas contas, para fins de conferência e autorização dos pagamentos no prazo e com o valor correto.

Esse processo é importante também porque dá base para a consolidação dos demonstrativos financeiros ou relatórios contábeis que apoiam a tomada de decisão nas empresas, como balanço patrimonial, demonstrativo do resultado do exercício (DRE) e fluxo de caixa.

Se sua empresa atua no segmento do varejo, por exemplo, com loja física e e-Commerce. A consolidação das contas a receber em boletos, cartões de crédito, débito e benefícios, será crucial para garantir a acuracidade no controle dos recebíveis. Com uma solução como a A|S Cartões, por exemplo, sua empresa consolida e analisa os dados de todas as operadoras com as quais trabalha. Seu time poderá fazer a consolidação dos recebíveis de todos os estabelecimentos, das diferentes operadoras, de forma automática e diária. O resultado é uma agenda financeira única com todas as adquirentes de cartões.

 

# Vantagens da consolidação de dados financeiros

Dispor de uma visão consolidada se configura em uma vantagem competitiva para o seu negócio, ao passo que é capaz de demonstrar, por meio da consolidação financeira, o andamento financeiro da companhia. Com essa visão, seu time financeiro e sua empresa contam com vantagens como:

  • Organização das informações em um único lugar;
  • Eficiência operacional com a padronização dos dados;
  • Maior acuracidade com o fim das planilhas e controle manuais;
  • Detecção automática de inconsistências;
  • Possibilidade de automatização do processo de conciliação financeira da empresa;
  • Visão analítica das operações financeiras todas juntas;
  • Visibilidade e direcionamento para tomada de decisão.

Buscar formas de aumentar a eficiência da área financeira passa por uma solução de conectividade financeira, que traga automação, segurança e produtividade aos processos. Nesse quesito, a consolidação de dados financeiros é peça fundamental.

 

New Call-to-action

Quero mais informações sobre soluções financeiras

Preencha o formulário que nós entraremos em contato.

Inscreva-se na newsletter

Informações sobre o mundo da conectividade financeira