A gestão centralizada de processos financeiros é uma das principais ações para manter a empresa saudável e estável. Conheça mais!

A área financeira é o coração das empresas de todos os portes - é por meio dela que é possível obter uma visão fiel sobre a saúde do negócio, entendendo os melhores momentos para investimentos e contratações, por exemplo. É por isso que uma gestão centralizada de processos financeiros é fundamental.

Uma das principais críticas das empresas que optam por uma gestão descentralizada é que, para elas, em um processo de gestão mais centralizado, os funcionários acabariam perdendo autonomia, o que não faz sentido. A centralização de demandas visa, ao contrário, oferecer uma visão integrada e completa do negócio, otimizando tempo para que a área possa focar esforços no que realmente importa: visão mais estratégica e segura do negócio.

Os riscos da gestão descentralizada

O setor financeiro compreende diversas áreas, como a tesouraria, contas a pagar, contas a receber, controladoria fiscal, dentre outros. Uma gestão descentralizada encara cada uma dessas áreas de modo separado, com processos muitas vezes distintos.

Ainda que a gestão dessas áreas seja feita de modo digital, as informações podem não conversar entre si, gerando uma série de consequências que, à longo prazo, podem afetar negativamente a saúde financeira da empresa, como, por exemplo:

 

Problemas no faturamento

Com cada área trabalhando de forma "independente", os objetivos e metas financeiras podem se perder ao longo das estratégias, sendo até mesmo não atingidos. Esse modelo depende em muito da interação entre os encarregados, o que torna o setor frágil, apresentando problemas ou insuficiência no faturamento.

Atrasos no fluxo de caixa

Outro ponto de atenção da gestão descentralizada são os possíveis atrasos no contas a pagar e a receber. Uma vez que diversos bancos, métodos de pagamento e fornecedores estão envolvidos nesses dois processos, delegar essa atividade totalmente a processos manuais pode resultar em pagamentos ou recebimentos fora do prazo - o que interfere no fluxo de caixa.

LEIA MAIS: Melhore seu caixa e mantenha seus fornecedores em momentos críticos

Auditorias incompletas

Com áreas "independentes", cria-se mais trabalho para as auditorias, que dependem da organização de todas as áreas para que seja feito um trabalho completo e integrador. Muitas vezes torna-se até mesmo inviável concluir o processo de auditoria com eficiência, o que impossibilita a função primordial da área financeira: a visualização fidedigna da saúde empresarial.

Adotando a gestão centralizada de processos

A tecnologia é a principal aliada do setor de finanças, e é por meio dela que é possível adotar a gestão centralizada de processos financeiros.

Em outras palavras, por meio dela é possível utilizar softwares que centralizam e organizam, de forma intuitiva e prática, informações sobre investimentos, auditorias, contas a pagar, contas a receber e muitos outros detalhes - como a integração multibanco - que oferecem uma gestão facilitada e centralizada em um único profissional (ou grupo de profissionais), que será responsável pelo setor.

Assim, com todas as frentes da área financeira trabalhando juntas, usando a mesma linguagem (física e digital), fica mais simples a compreensão do real cenário da empresa.

Benefícios da gestão centralizada de processos

 

 

Comece a gestão centralizada de processos financeiros com a plataforma Veragi

Por que não já pensar na adoção da gestão centralizada de processos financeiros com a Accesstage?

Com a plataforma Veragi, sua empresa possui em mãos uma poderosa ferramenta de gestão de serviços financeiros completa, escalável e modular, adaptando-se exatamente às necessidades do seu negócio.

Assim, você pode ter uma visão holística do seu departamento financeiro, com multicnpj, gerindo em uma única interface a sua tesouraria e todas as contas a pagar e receber em diversos bancos com poucos cliques. Tudo isso com visões simplificadas de relatórios e dashboards financeiros.

Nossos especialistas estão preparados para te explicar como os módulos da Veragi podem te oferecer uma gestão centralizada de processos financeiros personalizada, trazendo mais segurança, assertividade e eficiência para sua empresa.

Vamos conversar?

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Por que adotar a gestão centralizada de processos financeiros?

Posts Recentes no Blog Accesstage