Crescendo entre os lojistas e encantando consumidores, o buy now pay later é um método que chama a atenção por suas vantagens. Saiba mais!
Já ouviu falar em “buy now pay later”? Em tradução livre, “compre agora, pague depois” é uma tendência que tem ganhado força entre lojistas que buscam formas inovadoras de atrair mais clientes e aumentar as vendas.
Por ser um método de pagamento a prazo que permite comprar agora e pagar depois sem precisar de um cartão de crédito, ele tem se tornado uma opção cada vez mais popular no mercado, permitindo que os clientes possam adquirir produtos e serviços de forma prática e rápida.
Quer saber como o método funciona e como a sua loja pode aumentar as vendas com ele? Continue lendo o artigo!
O funcionamento do BNPL pode variar de empresa para empresa, mas em geral, pode ser feito das seguintes formas:
Leia também: Quais são os tipos de pagamentos via Pix para empresas?
Também chamado de boleto 3.0, esse novo modelo de pagamento une o tradicional boleto com tecnologias e inovações financeiras atuais.
Com ele é possível pagar o valor em questão através de três opções:
Se você pretende oferecer o buy now pay later através do boleto parcelado, considere usar o boleto híbrido. Ele oferece mais facilidade para o consumidor e para você!
Saiba mais sobre o boleto híbrido aqui!
Sim! O método permite o parcelamento sem juros, desde que os pagamentos sejam feitos no prazo acordado. Comparado com o parcelamento via cartão de crédito, esse método de pagamento a prazo é interessante tanto para o consumidor quanto para os lojistas.
Para os consumidores é vantajoso, pois podem ter o parcelamento sem juros de suas compras. Já para os lojistas, a vantagem é contar com um método de pagamento mais atual e que vai de encontro com a realidade dos brasileiros, que muitas vezes não possuem limite ou até mesmo cartão de crédito.
Por mais que o parcelamento sem juros oferecido pelo método ofereça riscos mínimos aos lojistas, é compreensível a preocupação com a inadimplência.
Entretanto, uma das principais vantagens dessa modalidade é que você, lojista, recebe o valor total da compra à vista. Quem lida com os clientes inadimplentes é o intermediário.
Em casos onde o BNPL é oferecido através do cartão white label, quem arca com a inadimplência é a própria loja. Por isso, vale a pena considerar muito bem antes de implementar a modalidade no cartão da loja.
Leia também: 6 boas práticas em gestão financeira para sua empresa
Embora existam semelhanças entre buy now pay later e crediário, são dois métodos de pagamento distintos.
O crediário é um sistema de crédito que permite que o cliente compre um produto e pague em parcelas com juros. Esse processo envolve uma análise de crédito, e, geralmente, é necessário ter um cartão de crédito ou ser cliente de um banco. Além disso, as parcelas podem ter juros mais altos do que os praticados no BNPL.
Já o BNPL é um sistema de pagamento que permite o parcelamento sem juros de uma compra e com análise de crédito imediata. Além disso, não é necessário estar vinculado a uma instituição financeira ou ter um limite de crédito específico disponível para a compra.
Embora os dois sistemas de pagamento permitam comprar um produto e pagar em parcelas, as diferenças são significativas.
O buy now pay later, além de ter parcelamento sem juros, é mais simples e acessível, sem a necessidade de um cartão de crédito ou burocracia de um crediário convencional.
O buy now pay later pode ser uma forma eficaz de atrair mais clientes e aumentar as vendas. Algumas vantagens do método são:
Para lojistas que desejam oferecer o buy now pay later, é importante contar com uma plataforma de automação financeira para gerenciar esse tipo de transação.
A Veragi da Accesstage pode ajudar você nisso! Por ser uma plataforma de automação financeira, a solução ajuda a reduzir os custos de operação e aumentar a eficiência do negócio.
Fale com especialistas Accesstage para saber mais sobre como implementar a automação financeira em sua loja!