Na tesouraria das empresas uma das atividades mais importantes e que mais demanda tempo é a composição do caixa e as decisões de investimentos. Com o crescimento do negócio, cresce também o número de  bancos que sua empresa trabalha para fazer as cobranças e pagamentos e, consequentemente, de extratos bancários.

O time financeiro lida diariamente com o pagamento de diferentes fornecedores e recebimento de clientes em diferentes bancos. Você que é gerente financeiro percebe claramente a dificuldade diária da equipe para acompanhar os saldos e extratos das contas correntes dos diversos bancos parceiros, não é mesmo? O time gasta um tempo excessivo acessando o portal de cada banco e tirando o extrato de cada conta.

Automatize o recebimento de extratos bancários e melhore o controle financeiro

Por conta da lentidão no recebimento dos extratos bancários você não tem a visão dos saldos iniciais das contas e a composição do caixa logo nas primeiras horas da manhã. O impacto é direto na tomada de decisão de investimentos, pois você fica sem tempo hábil para analisar as informações e tomar uma ação com calma e precisão.

Como simplificar o recebimento dos extratos bancários?

Um exemplo bem comum é o início do mês, época em que você precisa fazer o pagamento da folha dos funcionários além dos compromissos normais com fornecedores. É sempre um dia mais atribulado, certo? Você não pode correr o risco de atrasar o depósito do salário dos colaboradores.

Como o banco tem uma hora limite para receber os pagamentos de folha e fornecedores, a demora no processo de importação de extratos para que você acompanhar os saldos das contas correntes pode prejudicar a programação dos pagamentos. É possível até que você chegue no escritório mais cedo do que está habituado neste dia, para garantir que tudo estará pronto na hora certa e com o melhor aproveitamento dos recursos financeiros.

Uma ótima solução para melhorar este processo é automatizar o recebimento dos extratos bancários. Através de ferramentas tecnológicas é possível deixar esta rotina mais ágil e simples. Uma solução que busque automaticamente os extratos em todos os bancos e demonstre os saldos consolidados de todas as contas em um único relatório.

O resultado é a posição de saldos das contas correntes com visão multibanco disponíveis para visualização em um único ambiente. Com a composição do caixa em mãos, o time financeiro totaliza débitos e créditos com agilidade.

Se necessário, o extrato analítico de cada conta pode ser acessado com facilidade. Os lançamentos podem ser visualizados por CNPJ, por banco e por conta corrente e os arquivos podem ser armazenados digitalmente, em pastas definidas pela sua equipe.

A produtividade da equipe financeira aumenta com a automatização do recebimento dos extratos. Esta atividade que, pelo processo manual, pode tomar uma hora e meia de um bom profissional, é reduzida para minutos. Mais tempo para dedicar às atividades como elaboração de relatórios com informações gerenciais e análise do fluxo de caixa que dão apoio nas decisões de médio e longo prazo.

CTA ebook Gestão do CaixaVantagens da automação de extratos bancários

Agora imagine como o dia de pagar a folha dos funcionários correria de uma maneira mais tranquila com a automatização do recebimento dos extratos bancários. Certamente você não precisaria chegar mais cedo no escritório. Dias de fechamento de câmbio também são situações frequentes e demandam mais atenção. Por conta do expediente do mercado financeiro, existe também um horário limite para fechar e liquidar os contratos de câmbio.

Com a automatização, este processo acontece em tempo hábil para você analisar a composição do caixa tomar as decisões de investimento, com acuracidade e tranquilidade.

Ao implementar um processo automatizado de recebimento de extratos você terá a visão multibanco de forma muito rápida. As decisões de caixa serão tomadas logo cedo, com base em informações atualizadas e, portanto, serão bem mais precisas. A eficiência operacional da área financeira aumenta e o time enfrenta com sucesso os desafios do dia-a-dia.

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Automatize os extratos bancários e melhore seu controle financeiro

Posts Recentes no Blog Accesstage