O Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é uma solução do Banco Central com foco na estabilidade financeira. Essa solução cria a possibilidade de clientes de produtos e/ou serviços financeiros compartilhar suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo BACEN.

Além disso, o Open Banking também prevê e permite a movimentação de contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelos aplicativos ou internet bankings das instituições financeiras, com segurança, agilidade e conveniência.

No momento, clientes (pessoa física ou jurídica) dependem dos relacionamentos criados ou mantidos com seus bancos para obterem melhores ofertas, taxas ou tarifas para serviços. Com o compartilhamento das informações no Open Banking, bancos poderão oferecer propostas mais competitivas para clientes e não clientes, trazendo mais competição e oferecendo ofertas mais vantajosas para o público.

 

Fases do Open Banking

O Open Banking foi dividido em 4 fases com o objetivo de garantir que todas as instituições financeiras tivessem tempo hábil para ajustes e desenvolvimentos de ações internas ou externas.

 

 

Fase 1 - Nessa fase nenhum dado de cliente foi compartilhado. A fase serviu para informar os clientes dos bancos sobre os serviços e produtos bancários existentes nas instituições.

Fase 2 - Dados de contas, crédito e pagamentos começaram a ser compartilhados pelos clientes que aceitaram participar do Open Banking. O principal benefício dessa fase para os clientes, é a possibilidade de recebimento de ofertas de outras instituições.

Fase 3 - Iniciação de transações de Pix por iniciadores de transação de pagamento. Essa fase é marcada pela entrada dos demais arranjos de pagamento ao Open Banking. Aqui surgirá a possibilidade de compartilhamento dos serviços de ITP e de propostas de operação de crédito.

Fase 4 - Funcionalidades totais do Open Banking, compartilhando informações sobre produtos de investimentos, previdência, seguros, câmbio, entre outros, ofertados e distribuídos no mercado.

 

Accesstage e o Open Banking

A Accesstage sempre acreditou que o ecossistema financeira precisa ser integrado e conectado para que melhores decisões sejam tomadas pelos gestores financeiros das empresas.

Uma das inovações do Open Banking será a possibilidade de acessar suas contas bancárias sem a necessidade de entrar em diferentes portais ou aplicativos, mas isso já é realidade para os clientes da Accesstage há bastante tempo. O módulo Tesouraria da Veragi, por exemplo, sempre ofereceu fácil acesso aos extratos de todas as contas correntes da empresa em um único local.

Que tal fazer diferente dos seus concorrentes, trazer mais robustez a sua empresa e uma organização especial ao seu departamento financeiro? Aqui na Accesstage, nós criamos as melhores soluções para nossos clientes, antes mesmo das soluções propostas pelos grandes players ou regentes do mercado.

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