De acordo com projeção divulgada pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), mesmo com a recuperação lenta da economia, o valor transacionado com cartões deve aumentar 4,9% nos pagamentos com crédito e 9% nas transações em débito, em relação ao ano de 2016.
O uso dos cartões de crédito e débito pelas empresas, impacta diretamente na rotina e na produtividade da área financeira. Afinal, é um volume enorme de transações, provenientes de diferentes operadoras, que precisam ser consolidadas e conciliadas, para garantir o controle dos recebíveis.
Para que seu time faça a gestão financeira dos recebíveis com cartão de forma eficiente e produtiva, uma solução tecnológica é imprescindível. Veja a seguir quatro razões fundamentais para você adquirir já uma solução de conciliação de vendas.
Controle total dos recebíveis
Um dos principais recursos que uma solução de cartões oferece é a conciliação automática das vendas realizadas com os recebimentos registrados em seu ERP - Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Ao fazer o cruzamento dos valores das vendas realizadas com os extratos das adquirentes, o time tem a visualização exata dos recebimentos, cancelamentos e antecipações e acompanha com precisão as taxas debitadas pelas operadoras. Com a conciliação das vendas automatizada, você garante o controle total dos recebíveis e tem mais precisão do que entrou no caixa da empresa.
Centralização das informações das operadoras
Reunir e analisar os dados de todas as operadoras com as quais sua empresa trabalha, vira realidade com a solução certa. Ao adquirir uma solução de conciliação de vendas com cartões, sua equipe poderá fazer a consolidação de dados de todos os estabelecimentos, das diferentes operadoras de forma automática e diária. O resultado é a visualização da agenda financeira com todas as adquirentes em um único ambiente (Vendas realizadas, Previsão de recebimento e recebimentos ocorridos). Além disso, sua equipe terá visões por grupos comerciais, por loja, domicilio bancário e diversos relatórios pré-cadastrados para apoio e, novos customizáveis.
Produtividade e acuracidade na conciliação de vendas
Imagine ter a sua disposição de forma automática o apontamento de possíveis divergências entre os valores vendidos e os valores a receber. Isso significa uma grande economia de tempo, que seu time gasta hoje com conferências manuais, não é mesmo?
Com uma boa solução de conciliação de vendas você tem acesso a recursos para automatizar este processo.
Com esta visão gerencial da conciliação de vendas, seu time passa a investir o tempo na análise e não na busca das informações. Veja esse exemplo, de uma grande rede de materiais para construção: ao contar com uma solução de conciliação de vendas, conseguiu liberar até 3 horas diárias do time financeiro para outras atividades. Além de disponibilizar as conciliações em até 24 horas, o que antes acontecia entre 48 e 72 horas. Sem falar dos ganhos financeiros, que podem chegar a 5% do valor, ou seja, redução de perdas antes não identificadas na conciliação manual.
A adoção de uma solução de conciliação de vendas garante uma maior produtividade do time e acuracidade nos valores auferidos.
Flexibilidade e agilidade com integração
Em um cenário com tantas fontes de informação, integração é fator chave. Possibilitar que os dados de vendas sejam consolidados e traduzidos para a utilização em seu ERP, traz mais agilidade às atividades pertinentes a gestão financeira das transações via cartão. Uma boa solução tecnológica de conciliação de vendas oferece recursos de exportação dos dados transacionados em um formato padronizado. Isso facilita a comunicação com os sistemas integrados de gestão empresarial utilizados no mercado.
Uma solução que faça a gestão e conciliação das vendas com cartão (débito, crédito e benefícios) fará toda a diferença no dia-a-dia da área financeira. Você se beneficiará com o aumento da acuracidade e padronização das informações dos recebíveis com cartão, além de liberar tempo do seu time para atuar em atividades estratégicas da gestão financeira da empresa.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
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