Por que analisar as estatísticas?

Em qual meio de pagamento sua empresa deve investir mais? Será que seus esforços estão realmente valendo a pena? Se essas perguntas já passaram por sua cabeça, saiba que você não está sozinho. Muitos empresários e gestores financeiros buscam a Accesstage com a mesma dúvida.

No conteúdo de hoje vamos te ajudar a compreender um pouco mais sobre as estatísticas dos meios de pagamento de varejo no Brasil, com base no último relatório emitido pelo Banco Central. Boa leitura!

Essa organização de dados é novidade

Anteriormente, a publicação dos dados ficava a cargo das infraestruturas de mercado financeiro responsáveis pela liquidação de determinado meio de pagamento. Ou seja, para comparar o uso dos diversos instrumentos, era necessário consolidar as informações que estavam dispersas em vários sites. A única publicação comparativa entre os meios de pagamento era a publicação anual feita pelo BC.

Volume (R$ milhão) das Transações Por Instrumento - Dados Trimestrais

 

Uso do PIX e cartões pré-pagos aumentaram consideravelmente

Nesse primeiro relatório é possível notar o aumento do uso do Pix e de cartão pré-pago e uma queda no uso do cartão de débito, enquanto o cartão de crédito mantém-se estável, apesar dos fatores sazonais.

Muitos bancos lançaram suas versões de contas digitais oferecendo benefícios exclusivos como programas de cashback, bônus por indicações de amigos ou ainda programas de fidelidade específicos. Apesar dos pagamentos acontecerem via cartão, os usuários devem ter seus fundos previamente depositados em suas contas ou carteiras digitais.

Tal fato pode indicar que lojistas e grandes varejistas podem explorar ainda mais o mercado de pagamentos via PIX, oferecendo promoções ou descontos, visto que os usuários possuem o dinheiro para as operações e não precisam utilizar limites de crédito.

Sua empresa está preparada para o PIX?

Com as soluções escaláveis da Accesstage, é possível oferecer também os recebimentos via PIX em seus meios de recebimento. Nossa integração com o PIX, oferece ainda mais agilidade em seu gerenciamento, permitindo que todas as operações sejam acompanhadas em tempo real em um painel financeiro único, em conjunto com os demais dados de diferentes métodos de pagamento.

Oferecer mais uma possibilidade de pagamento ou recebimento para os seus clientes é sempre muito interessante e torna a sua empresa ainda mais competitiva. Os dados mostrados acima provam que o PIX veio para ficar e é cada vez mais utilizado por clientes e consumidores.

O relatório oferece mais informações

O relatório traz informações sobre operações e quantias movimentadas por Pix, TED, DOC, boleto, cheque, cartões e outros instrumentos de pagamento. Você pode acessar o relatório completo do BACEN clicando aqui.

Agende um horário com um especialista Accesstage e adote o PIX em sua empresa!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Estatísticas de Meios de Pagamento de Varejo no Brasil

Posts Recentes no Blog Accesstage