Com a popularização das tecnologias financeiras e da transformação digital em ritmo acelerado, cada vez mais modelos de negócios e conceitos são apresentados neste mercado. Dentre eles, podemos citar as techfins e as fintechs.
Embora ambos sejam termos relacionados à tecnologia no setor financeiro, há diferenças importantes entre eles. Portanto, para sanar suas dúvidas, a Accesstage, vai explicar detalhadamente quais são as especificações de cada serviço. Confira!
O que é uma techfin?
O termo techfin se refere a empresas que oferecem tecnologias financeiras integradas ao sistema de gestão de organizações em geral, o ERP, para tornarem suas operações e de seus clientes mais eficientes e competitivas. É o caso da plataforma de automação financeira Veragi, criada e mantida pela Accesstage.
As techfins são, portanto, empresas que oferecem a tecnologia como serviço, tendo o setor financeiro como público. Elas surgiram devido à transformação digital acelerada, utilizando a altas tecnologias para aprimorar seus processos internos e oferecer soluções ainda mais avançadas aos seus clientes.
Leia também: A automação de processos garante decisões financeiras mais assertivas
Dessa forma, as techfins adaptam os serviços financeiros ao cenário digital atual, modernizando suas operações e fortalecendo sua presença no mercado. Assim, seus clientes conseguem usufruir de serviços financeiros mais ágeis, seguros e personalizados.
O que é uma fintech?
As fintechs são empresas financeiras que têm como proposta levar a tecnologia para este mercado. Diferentemente das empresas tradicionais do setor, as fintechs recriam processos financeiros conhecidos de forma inovadora, a partir de tecnologias avançadas.
Essas empresas surgiram com o objetivo de revolucionar a maneira como as pessoas realizam transações financeiras e gerenciam suas finanças, oferecendo produtos e serviços mais acessíveis e soluções personalizadas e adaptadas a cada cliente.
Leia também: Tempo é dinheiro: a importância de otimizar a rotina do financeiro
Como é comum nas statups, elas são reconhecidas pelos modelos de negócios disruptivos, buscando crescer rapidamente no meio online. Exemplo disso são os bancos digitais, que oferecem serviços financeiros que já conhecemos, mas de uma forma inovadora, buscando proporcionar uma experiência financeira mais conveniente e moderna.
Principais diferenças entre techfins e fintechs
As principais diferenças entre techfins e fintechs incluem o objetivo e o modelo de negócios. Techfins são empresas que oferecem tecnologias voltadas para o setor financeiro, a fim de adaptá-lo ao cenário digital atual e otimizar os processos cotidianos.
As fintechs, por outro lado, nasceram por causa da necessidade de inovações em negócios que já existiam, utilizando a tecnologia para entrar no mercado financeiro e criar inovações em grande parte das soluções oferecidas pelos bancos tradicionais.
Leia também: Quais as diferenças entre Open Finance e Open Banking?
Techfins e fintechs: qual eu devo escolher?
Na verdade, você não precisa escolher entre techfins e fintechs, afinal, é possível contar com um sistema de automação financeira, como a Veragi, e ao mesmo tempo abrir uma conta corrente em um banco digital, como o Nubank, por exemplo.
São serviços que podem ser utilizados individualmente, podem se complementar, mas não se repelem de forma alguma. Assim, a escolha por diferentes techfins e fintechs depende apenas das suas necessidades e preferências no momento.
Conheça as soluções da Accesstage!
A Accesstage é uma techfin focada em agilizar a rotina financeira da sua empresa. Para isso, lançamos uma plataforma de automação perfeita para otimizar o tempo da sua equipe, reduzir falhas nos processos e garantir uma visualização 360 do seu fluxo de caixa.
Venha conhecer mais detalhes sobre a Veragi e converse com nossos consultores para descobrir quais soluções são indispensáveis para o sucesso da sua empresa!
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
Comentários do post Techfins e fintechs: quais são as diferenças entre elas?