Você sabia que a conciliação bancária para pequenas empresas ajuda a ganhar tempo nos processos de pagamentos? Entenda tudo sobre esse processo!

A conciliação bancária para pequenas empresas é uma tarefa vital para manter as finanças organizadas. Ela é responsável por verificar se os extratos bancários são precisos e o fluxo de caixa está em dia.

No entanto, a conciliação bancária para pequenas empresas pode se tornar um grande desafio. Com as empresas crescendo cada vez mais, essas tarefas tendem a se tornar muito trabalhosas e complicadas.

Além disso, muitos proprietários não têm tempo para monitorar os extratos bancários e verificar se todas as entradas e saídas estão corretas, embora seja uma tarefa de extrema importância.

Mas, existe uma forma de deixar esse processo mais fácil, rápido e preciso: através da automação financeira. Saiba todos os detalhes neste artigo e como deixar de fazer as verificações manualmente! 

Sua empresa merece um financeiro mais estratégico e menos operacional.

O que é a Conciliação Bancária?

Esse é o processo de comparar as transações financeiras registradas no livro-caixa de uma empresa com as transações registradas no extrato bancário. Ou seja, verificar se os extratos bancários batem com as operações realizadas.

O objetivo é garantir que as informações financeiras estejam corretas e que a empresa esteja ciente de todas as transações em sua conta bancária. Se houver discrepâncias, é necessário descobrir o motivo para corrigi-las. 

Leia também: Como resolver as 5 maiores dificuldades do setor financeiro

Existem duas formas de fazer esse processo: a forma manual, que é extremamente trabalhosa e demorada, e a forma automatizada. Entenda mais a seguir!

Benefícios em automatizar a conciliação bancária para pequenas empresas

conciliação bancária automatizada para pequenas empresas

A automação financeira na conciliação bancária é o processo de usar softwares e ferramentas tecnológicas para automatizar a reconciliação entre os extratos bancários e as informações financeiras de uma empresa para identificar inconsistências, diferenças e possíveis erros.

Leia também: Os melhores indicadores de saúde financeira para pequenas empresas

Por exemplo, quando as empresas recebem ou pagam contas, suas informações financeiras são atualizadas em seu software de contabilidade. 

Porém, para verificar a precisão dessas informações, as empresas precisam compará-las com as transações registradas em seus extratos bancários. E esse processo, se feito de forma manual, pode ser demorado e propenso a erros.

A conciliação bancária para pequenas empresas de forma automatizada pode ajudar a evitar esses problemas e reconciliar as informações financeiras com os extratos bancários de maneira mais eficiente e precisa. 

Assim, você tem uma visão clara e em tempo real de sua posição financeira, o que ajuda a tomar decisões financeiras mais informadas e estratégicas.

Leia também: Automação financeira para pequenas empresas é possível. Saiba como

As vantagens da automatização da conciliação bancária para pequenas empresas são diversas! Veja o por quê.

Economia de Tempo

A conciliação bancária para pequenas empresas gera economia de tempo. Isso porque ela elimina a necessidade de verificação manual. 

Em vez disso, é possível usar softwares de automação financeira para acompanhar os extratos bancários e verificar se estão corretos, tudo em questão de minutos. Isso permite que os esforços se concentrem em outras tarefas importantes e estratégicas.

Leia também: Tempo é dinheiro: a importância de otimizar a rotina do financeiro

Redução de Erros

Os erros humanos são comuns quando se trata de conciliação bancária manual. Por exemplo, uma transação incorreta pode ser registrada no livro-caixa, resultando em um desequilíbrio. 

Mas, com a automação da conciliação bancária nas pequenas empresas, as transações são registradas automaticamente, minimizando a chance de erros, garantindo que suas informações financeiras sejam precisas. 

Gestão de Custos

A automatização da conciliação bancária para pequenas empresas também ajuda a economizar dinheiro, fator importante para empresas desse porte, já que reduz ou até elimina a verificação manual. 

Assim, os investimentos podem ser direcionados para outras áreas. Mas lembre-se de que antes de automatizar o processo, é importante pesquisar sobre os diferentes softwares disponíveis. Isso permitirá que encontre o que melhor atenda às suas necessidades.

Maior visibilidade financeira

A automação da conciliação bancária para pequenas empresas também pode fornecer maior visibilidade financeira, já que você pode ter uma visão mais clara de seu fluxo de caixa. Isso pode ajudar a empresa a tomar decisões financeiras mais informadas e a planejar com mais eficiência.

Maior segurança

Segurança é fundamental para qualquer negócio, certo? Pois saiba que automatizar a conciliação bancária nas pequenas empresas colabora, também, com a segurança das informações financeiras. 

Como as informações financeiras são armazenadas em um sistema seguro e criptografado, o risco de fraude ou roubo de informações é minimizado drasticamente.

Como realizar a conciliação bancária para pequenas empresas de forma automatizada?

O primeiro passo que as pequenas empresas precisam dar é investir em um software de automação financeira, como a Veragi da Accesstage

É preciso mudar a mentalidade e pensar que isso é um investimento, não um gasto. Com um software adequado, sua empresa pode se concentrar em operações que geram maior retorno, como a realização de novos negócios. Veja como fazer isso.

Integração com o software de contabilidade

Ao escolher um software, é importante considerar se ele pode se integrar ao software de contabilidade da empresa.

A integração com o software de contabilidade permitirá que as informações financeiras sejam compartilhadas automaticamente, evitando a necessidade de inserir manualmente as informações duas vezes.

Configurar alertas

Ao automatizar a conciliação bancária, as pequenas empresas também podem configurar alertas para serem notificadas sobre transações incomuns, quaisquer erros nos extratos bancários ou de possíveis fraudes

Por exemplo, se houver uma transação de grande valor, o software pode notificar automaticamente a empresa para investigar, identificar e corrigir erros rapidamente, antes que eles afetem o fluxo de caixa da empresa.

Treinamento dos funcionários

Além de tudo isso, é importante que os funcionários responsáveis pela contabilidade sejam treinados adequadamente para usar o software de automação financeira. 

A empresa deve fornecer treinamento para garantir que eles saibam como usar o software e compreendam o processo de conciliação bancária automatizada.

Conte com a automação financeira!

A automação da conciliação bancária para pequenas empresas é um processo fundamental para empresas que desejam melhorar a eficiência e a precisão de suas operações financeiras. Afinal, ela não só aumenta a precisão das informações financeiras, mas também ajuda a manter as finanças organizadas e a tomar decisões financeiras mais informadas.

Leia também: Soluções Accesstage: menor inadimplência e negociações mais fáceis

Automatizar a conciliação bancária nas pequenas empresas é uma tendência crescente na e pode ser uma ferramenta valiosa para quem busca crescimento e sucesso financeiro.

Fale com especialistas Accesstage e veja como você pode automatizar a conciliação bancária da sua empresa!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post [Guia prático] Conciliação bancária para pequenas empresas

Posts Recentes no Blog Accesstage