O cadastro positivo para empresas e pessoas físicas está em vigor em mais de 70 países do mundo - e, desde 2011, também no Brasil.
Em linhas gerais, ele nada mais é do que um banco de dados com o histórico financeiro das pessoas de maneira detalhada.
Em outras palavras, o cadastro positivo apresenta todas as informações referentes às contas, como água, luz, internet, telefone, e outros débitos, como financiamentos, parcelas de cartão de crédito, bem como as informações sobre o pagamento desses serviços.
Essas informações são compiladas em bancos de dados que ficam à disposição de birôs de crédito. A partir daí, bons pagadores podem ter diversos benefícios, como acesso facilitado ao crédito, uma vez que os mesmos birôs podem comprovar, por meio de pontuações (o score), que a pessoa honra com suas dívidas em dia e sem atrasos.
LEIA TAMBÉM: Soluções Accesstage: diminua clientes inadimplentes e facilite as negociações
Desde 2019, todas as empresas e pessoas físicas já fazem parte, automaticamente, do cadastro positivo. Caso não queiram divulgar seus dados com os birôs, é possível, naturalmente, que se solicite a remoção de suas informações desses bancos de dados. É válido reforçar, porém, que o que é avaliado é o perfil financeiro de cada indivíduo, e apenas isso.
Por exemplo: no caso de parcelas de cartão de crédito, o que está "em jogo" é apenas o pagamento integral até a data de vencimento da fatura, e não necessariamente o que foi comprado (informação essa, inclusive, que não é divulgada aos birôs).
Até agora, os benefícios do cadastro positivo para pessoas físicas ficaram claros. Mas, qual é o real benefício do cadastro positivo para empresas?
De modo geral, o cadastro positivo para CNPJ também resulta em score (ou pontuação) para as empresas, que igualmente terão melhores condições de financiamento junto a instituições financeiras. Além de ampliar a oferta de crédito para o CNPJ, também é possível obter melhores taxas e prazos nas negociações com os fornecedores, auxiliando diretamente na saúde financeira da organização.
Mas, de forma geral, o cadastro positivo para empresas vai muito além disso - mais do que uma questão de saúde financeira, o programa também faz da empresa uma agente de transformação social e econômica, principalmente para a região em que está alocada.
Esses recursos - financiamento com taxas competitivas, juros menores em empréstimos e outros -, além de transformarem a vida de toda uma população, fazem a roda da economia girar, o que, de modo indireto, também beneficia o setor empresarial.
VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR DE: Como melhorar a gestão de caixa?
Desta forma, é possível dizer que os benefícios sociais e financeiros proporcionados pelo cadastro positivo para empresas é, até certo ponto, fundamental e complementar.
Em linhas gerais, empresas de utilities que buscam fazer parte do cadastro positivo devem, então, compartilhar o acesso das informações de pagamentos de seus clientes para os birôs de crédito.
Automatizar esse processo é fundamental. Além de não onerar o tempo da sua equipe financeira, é possível garantir que apenas os dados essenciais serão compartilhados, evitando falhas humanas e outros imprevistos.
A Accesstage pode fazer esse procedimento para você, de forma automatizada, escalável e segura, conectando sua empresa a todos os órgãos responsáveis de uma única vez, te ajudando a promover mudanças sociais e aumentando o score da sua empresa de maneira simples e intuitiva.
Entenda mais sobre a solução Accesstage para o Cadastro Positivo de empresas e conecte sua equipe financeira com o futuro!