Você certamente já ouviu falar sobre negócios escaláveis. Normalmente usada para se referir ao crescimento acelerado de novas empresas, ele também passou a ser adotado no cotidiano da área financeira, como quando se fala em transações financeiras escaláveis.
Mas, como devemos encarar o conceito de escalabilidade dentro do setor de finanças - e como a Accesstage pode te auxiliar no seu dia a dia enquanto gestor financeiro?
Como encarar a escalabilidade?
Escalabilidade tem, de fato, tudo a ver com crescimento. Um negócio escalável é aquele que, por inúmeros motivos, está em ritmo acelerado.
Mas, não é qualquer crescimento. A principal característica da escalabilidade é sua adaptabilidade. Por isso, esse crescimento acelerado não pode gerar desgastes, gastos extras ou impactos na produção ou prestação de serviços.
Ou seja, um negócio escalável é aquele que cresce exponencialmente e, ainda assim, consegue manter a mesma qualidade e padrão de produção ou prestação de serviço.
Área financeira x Negócios escaláveis
Ainda que o crescimento escalável seja ótimo para a empresa como um todo, a área financeira normalmente olha para esse fenômeno com cautela. Isso porque um crescimento muito acelerado exige uma resposta imediata do setor financeiro.
Em outras palavras, quanto mais negócios, mais intenso o fluxo de caixa - e, então, abre-se espaço para falhas humanas e outros riscos (até mesmo de perda de dados) decorrentes do acúmulo de demandas. Isso impacta diretamente o setor financeiro que, por consequência, influencia toda a empresa.
Por isso, é imprescindível que a área financeira, a fim de não operar contra o sucesso do negócio escalável, passe a operar de modo digital e tecnológico, com instrumentos que auxiliem na tomada de decisão com base em dados seguros e bem organizados.
É aqui que entra a importância das transações financeiras escaláveis.
DESCUBRA: Sua plataforma financeira é escalável?
A importância das transações financeiras escaláveis
Na relação negócios escaláveis x área financeira, talvez nada seja tão importante quanto a preocupação com as transações financeiras escaláveis. Ainda assim, é um conceito bastante simples.
O controle de gastos do contas a pagar e receber é um processo bastante básico - mas que pode apresentar grandes problemas caso o fluxo de caixa não acompanhe o crescimento do negócio escalável. Ou seja, em pouco tempo pode-se perder o controle sobre os registros de entradas e saídas, o que gera erros e relatórios falhos.
O uso de softwares e soluções inteligentes, como a plataforma Veragi, da Accesstage, te ajudam a alcançar a realidade das transações financeiras escaláveis - em outras palavras, elas garantem à sua área financeira o controle total dos registros fiscais e financeiros. Esse controle é automatizado e perfeitamente adaptável à sua demanda, sem que a qualidade fique comprometida. Assim, você tem um setor financeiro totalmente alinhado aos padrões de crescimento escalável da sua empresa.
Outros pontos fundamentais para a escalabilidade da área financeira
Além das transações financeiras escaláveis, outros pontos também podem (e devem) ser levados em consideração pelo setor financeiro que precisa acompanhar o ritmo acelerado de crescimento da empresa. Conheça os principais deles.
Planejamento Financeiro
Saber exatamente quais os objetivos da empresa no curto, médio e longo prazo é fundamental para fazer a roda do crescimento girar. Um planejamento robusto também colabora para a aceleração do crescimento, até que ele alcance o padrão escalável - a partir daí, recomenda-se que os planos sejam revisados, mantendo-os funcionais em um novo cenário escalável
Investimentos certos, na hora certa
Um bom planejamento financeiro também te ajuda a identificar os melhores momentos para investimentos na empresa. Assim, você consegue reduzir custos, aumentar o ROI e contribuir ativamente para o crescimento escalável
Pró-Labore
Ainda que sócios normalmente não possuam uma remuneração “fixa”, assim que o negócio começa a escalar, é altamente recomendável que seja adotada uma remuneração fixa para a cúpula da empresa - isso é, o pró-labore. É fundamental que esse valor seja compatível com a responsabilidade e atribuições de cada sócio, além de estar claro no planejamento financeiro. Durante a escalada, não é recomendável aumentar a margem do pró-labore sempre que a margem de lucro da empresa aumentar, pois pode acabar atrasando o processo de escalabilidade.
Empréstimos x investimentos
Momentos antes da escalada iniciar, é muito comum encontrar empresas que estão procurando por empréstimos e outras fontes de investimento. Ainda que não seja uma prática proibida, o mais recomendado (com a finalidade de não impactar na saúde financeira da empresa) seria optar por outros tipos de investimento, como investidores anjo, por exemplo.
LEIA MAIS: Você já adotou o boleto híbrido na sua empresa?
Como o contas a pagar e a receber podem ser aprimorados com a Veragi?
Converse com um especialista e entenda mais sobre como a Plataforma Veragi pode te auxiliar na automatização da área financeira, tornando-a apta a acompanhar, com acurácia e praticidade, todos os momentos do seu negócio.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
Comentários do post Como as transações financeiras escaláveis garantem melhores retornos?