Entre as principais vantagens de se utilizar uma solução de EDI (Electronic Data Interchange) na gestão financeira está a capacidade que o sistema tem de traduzir layouts bancários.

Imagine que sua empresa trabalhe com os 10 principais bancos brasileiros e cada um deles utilize um layout bancário diferente nos documentos que recebe e envia. Isso, com certeza, já significou trabalho e custo gigantes para converter os arquivos gerados pelo seu ERP (sistema de gestão integrado), a fim de se adequar ao formato utilizado por cada um dos bancos.

Isso sem contar tudo que você já desembolsou para se adequar ao layout bancário utilizado por todos os seus clientes e fornecedores também – e ainda desembolsa, pois a cada modificação que esses players fazem, mais recursos são gastos para manter essa adequação.

Leia também: Escale seus negócios com a automação de arquivos bancários da Accesstage

Veja, a seguir, como a solução EDI, por se tratar de uma tecnologia multibanco e multi CNPJ, ajuda sua empresa a economizar com layouts bancários.

Redução de custos com a solução EDI

Por que a solução EDI é essencial para reduzir custos?

Os bancos utilizam como base o padrão Cnab (Centro Nacional de Automação Bancária) da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para estabelecer o layout dos seus arquivos, adicionando suas particularidades.

Portanto, enviar e receber documentos que não estejam dentro do layout pode ser um risco para sua empresa e causar muitos transtornos. Isso porque, sem os campos devidamente preenchidos, as informações podem não ser compartilhadas corretamente e atrasar o procedimento - o que pode levar a multas e juros.

Além disso, a falta de integração automática gera a necessidade de intervenção manual constante, que é mais sujeita a erros de digitação.

A solução EDI ainda oferece como benefícios a segurança, praticidade e rastreabilidade de todas as informações trocadas entre sistemas. Com ela, seu time poderá focar em estratégias para alavancar o setor financeiro da sua empresa, ao invés de perder tempo com processos operacionais.

Vantagens da solução EDI no contas a pagar

No contas a pagar, por exemplo, a integração ERP e EDI faz com que o sistema do fornecedor, ao identificar necessidade de pagamento por parte da sua companhia, gere e encaminhe automaticamente a você um documento de cobrança no formato em que seu ERP consegue assimilar e conciliar com as demais informações da sua gestão financeira.

E-book: Gestão contas a pagar. Baixe agora!Como resultado da automatização dos processos, as chances de atrasar um pagamento por falta de atenção às datas de vencimento e pelo tempo gasto com a conversão de arquivos é muito reduzida, evitando inadimplências. Assim, todos os pagamentos são automaticamente transferidos na data determinada e convertidos para o layout do banco de destino.

Vantagens da solução EDI no contas a receber

O mesmo acontece no caso de contas a receber, onde a solução EDI utiliza dados registrados no seu ERP para compor o documento de cobrança e enviá-lo ao banco. O qual, por sua vez, encaminhará o arquivo para o seu cliente já no layout utilizado por ele, poupando tempo e dinheiro de ambos e garantindo assertividade das informações e melhor visibilidade do fluxo de caixa.

Isso gera mais uma vantagem, afinal, manter o saldo da empresa sempre atualizado de forma automática cria uma base confiável para a elaboração de outros documentos financeiros importantes. É o caso da folha de pagamento dos funcionários, principalmente, quando o cálculo leva em consideração o lucro mensal e comissões de venda, por exemplo.

Leia também: EDI: Velocidade e automação na troca de informações financeiras

Conte com a Accesstage para otimizar seus processos financeiros!

A tradução de layouts bancários precisa ser feita para garantir a consistência das informações trocadas entre participantes de uma cadeia. Porém, sua empresa precisa encontrar uma maneira de fazer isso de forma integrada aos processos já existentes para ganhar tempo e não tê-la como mais uma despesa significativa dentro de seu orçamento.

Conheça uma solução de EDI capaz de atender a esses requisitos e permitir que sua organização concentre energia e recursos no que é mais importante: fazer sua empresa crescer!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

 

Comentários do post Solução de EDI: Menores custos com tradução de layout bancário

Posts Recentes no Blog Accesstage