Solução de EDI: Menores custos com tradução de layout bancário


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Conforme você já viu no nosso blog, entre as principais vantagens de se utilizar uma solução de EDI (Electronic Data Interchange) na gestão financeira está a capacidade que o sistema tem de traduzir layouts bancários.

Imagine que sua empresa trabalhe com os 10 principais bancos brasileiros e cada um deles utilize um layout bancário diferente nos documentos que recebe e envia. Isso com certeza já significou trabalho e custo gigantes para converter os arquivos gerados pelo seu ERP (sistema de gestão integrado) no formato utilizado por cada um dos bancos. Sem contar tudo que você já desembolsou para se adequar ao layout bancário utilizado por todos os seus clientes e fornecedores também – e ainda desembolsa, pois a cada modificação que esses players fazem, mais recursos são gastos para manter essa adequação.

Os bancos, por exemplo, utilizam como base o padrão Cnab (Centro Nacional de Automação Bancária) da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) para estabelecer o layout dos seus arquivos, adicionando suas particularidades.

Enviar e receber documentos que não estejam dentro do layout pode ser um risco para sua empresa e causar muitos transtornos. Sem os campos devidamente preenchidos, as informações podem não ser compartilhadas corretamente e atrasar o procedimento - o que pode levar a multas e juros. Além disso, a falta de integração automática gera a necessidade de intervenção manual constante, que é mais sujeita a erros de digitação.

É o caso de documentos como contas a pagar, por exemplo. A integração ERP e EDI faz com que o sistema, no fornecedor, ao identificar necessidade de pagamento por parte da sua companhia, gere e encaminhe automaticamente a você um documento de cobrança no formato em que seu ERP consegue assimilar e conciliar com as demais informações da sua gestão financeira.

O mesmo acontece no caso de contas a receber, onde o sistema EDI utiliza dados registrados no seu ERP para compor o documento de cobrança e enviá-lo ao banco. O qual, por sua vez, encaminhará o arquivo para o seu cliente já no layout utilizado por ele, poupando tempo e dinheiro de ambos e garantindo assertividade das informações e melhor visibilidade do fluxo de caixa.

Manter o saldo da empresa sempre atualizado de forma automática cria uma base confiável para a elaboração de outros documentos financeiros importantes, como é o caso da folha de pagamento dos funcionários, principalmente quando é calculada levando em consideração o lucro mensal e comissões de venda, por exemplo.

A tradução de layouts bancários precisa ser feita para garantir a consistência das informações trocadas entre participantes de uma cadeia. Porém, sua empresa precisa encontrar uma maneira de fazer isso de forma integrada aos processos já existentes para ganhar tempo e não tê-la como mais uma despesa significativa dentro de seu orçamento. Conheça uma solução de EDI capaz de atender a esses requisitos e permitir que sua organização concentre energia e recursos no que é mais importante: fazer sua empresa crescer!

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