CNABs - Como se Adequar ao Padrão de Cada Banco? Veja os padrões de boletos de todos os bancosA utilização de boletos como um dos meios de pagamento oferecidos por sua empresa é muito importante, assim como automatizar sua gestão e cobrança, para  facilitar o contato com seu cliente final. No entanto, para potencializar ainda mais seus negócios e alcançar um número ainda maior de clientes,  é importante trabalhar com o maior número de bancos possível. Para isso, é importante que você saiba: embora cada banco siga as orientações e exigências da Febraban, eles têm padrões diferenciados de emissão de boleto. A principal regra, que todos seguem, são os padrões do Centro Nacional de Automação Bancária (CNAB), nesse caso, o CNAB 240 e CNAB 400, com padrões estabelecidos pela Febraban, para para receber (remessa) e enviar (retorno) informações para as empresas clientes atendidas pelo banco, por meio de arquivos digitais.  

  • CNAB 240: É o modelo de arquivo com informações dispostas em quatro segmentos de 240 posições (960 no total) para cada um dos títulos do arquivo. Permite carteiras de cobrança simples e garantida, utilização do serviço de banco correspondente e postagem de títulos pelos Correios. Esse modelo também aceita serviço de Protesto e de Custódia de Cheques, além de ser utilizado para o serviço de agendamento de pagamento de título e de contas.

  • CNAB 400: esse padrão possui uma quantidade menor de informações e para cada registro são limitadas apenas 400 posições. O CNAB 400 trabalha com carteira de cobrança simples e garantida e permite apenas a utilização de postagem de títulos pelos Correios e serviços de Protesto.

Além desses padrões, cada banco pode apresentar maneiras específicas de trabalho, com processo de emissão, títulos e outros dados, que os diferenciam entre si. Veja esses exemplos:  

Código Ocorrência  Pagador / Segmento R - posição 207
Banco do Brasil Não trata essa informação
Itau Trata a informação com códigos próprios de ocorrências
Caixa Econômica Esse espaço faz parte do e-mail do pagador
Data do Vencimento do título / Segmento P - posição 78
Banco do Brasil Para vencimento “À vista” preencher com 11111111' Para “Contra-apresentação” preencher com 99999999
Caixa Econômica Para vencimento “À vista” preencher com 88888888’ “Contra-apresentação” - Preencher com 99999999

 

Esses dados ilustram como, de fato, é necessário ter muita atenção e cuidado para atender às exigências dos bancos com os quais sua empresa já trabalha ou deseja trabalhar, seja Bradesco, HSBC, Banco do Brasil, Itaú, entre outros. Gerenciar tanta informação e detalhes simultaneamente, sem se perder entre diferentes padrões, é um desafio e tanto. Conferir a situação de cada boleto, de cada um dos bancos com os quais sua empresa, acessando os sites, com senhas e regras diferentes, exige muito tempo e atenção do time. E claro, a margem de erros é enorme e o trabalho pouco produtivo.

A gestão manual de todo esse cenário de emissão e cobrança de boleto lhe parece viável?

Pois se você ficou preocupado com tanta informação e como é possível gerenciar tudo, pode ficar tranquilo. A tecnologia existe para ajudar! Com uma solução tecnológica especializada em boletos eletrônicos você dispõe de automatização e tradução das suas informações para o padrão dos bancos.

É possível extrair do seu sistema de gestão todas as informações necessárias (como dados do pagador, valores do boleto, vencimento, condições de juros e multa) e com isso fazer o preenchimento automático dos arquivos de remessa, segundo o padrão estipulado por cada banco.

É como se você tivesse um “tradutor”, que viabiliza essas transações financeiras em diversos formatos, com muita velocidade e com o mínimo de intervenção manual. Dê adeus à perda de tempo na gestão de padrões, a grande quantidade de boletos não acatados pelos bancos e a uma rotina extremamente operacional e pouco produtiva. Sua empresa precisa expandir seus meios de pagamento para abranger uma gama maior de clientes. Busque o parceiro tecnológico ideal para ajudar você a trabalhar com boletos de vários bancos com facilidade!

E-book: Gestão contas a pagar. Baixe agora!

Comentários do post CNABs - Como se Adequar ao Padrão de Cada Banco?

Posts Recentes no Blog Accesstage