As vendas por meio do cartão de crédito e débito representam um volume bastante significativo nos negócios. Por isso precisam ser muito bem gerenciadas e passar por análises constantes, para serem lucrativas nas empresas que dispõem dessa forma de pagamento. Quando se lança um olhar sobre a relação com as operadoras de cartão, um requisito importantíssimo dessas transações fica evidente: as taxas aplicadas e o controle financeiro sobre elas.
Dado o volume financeiro envolvido, sua empresa precisa monitorar de forma precisa todas as taxas aplicadas às transações, assim como as possíveis divergências, certo? A tecnologia propicia um controle gerencial eficiente das vendas com cartão, trazendo mais produtividade e acuracidade para a gestão de todo o processo. Para o controle financeiro eficiente das taxas das operadoras, não é diferente.
Uma excelente solução tecnológica otimizará o processo de consolidação de dados e a conciliação das vendas de todas as adquirentes com as quais sua empresa trabalha. Todas as informações são organizadas em um único portal, tornando muito mais fácil a conferência das taxas cobradas, assim como a validação de que todas estão corretas e de acordo com os contratos. O resultado disso é a rápida identificação de divergências nos valores cobrados pelas operadoras. Sua empresa terá uma visão gerencial, com informações de todas as lojas e das diferentes operadoras, de forma automática e diária. Isso permite uma análise eficiente do cenário das vendas e das taxas aplicadas.
Uma solução especializada também permitirá a avaliação do perfil de compras dos clientes, para direcionar os esforços de negociação das melhores taxas com as operadoras.
Por exemplo, você pode analisar o perfil de compra dos clientes e o faturamento gerado nas lojas durante alguns meses e fazer uma projeção para o volume de receitas, quantidade de vendas ou valor médio da venda, para os próximos 12 meses. Com base nessas informações, você apresenta para as operadoras uma expectativa para o volume de transações e negocia taxas mais atrativas para seu negócio.
Outro ganho interessante, é analisar qual opção de pagamento representa maior volume nas suas vendas: débito, crédito ou parcelado. Se, por exemplo, os parcelamentos correspondem a mais de 50% das vendas, aplique seus esforços na busca de taxas menores para esse tipo de transação.
Somente utilizando uma solução tecnológica que conhece o setor de cartões, você conseguirá informações consolidadas e organizadas, a ponto de gerar análises como essas. Você conta com informações incrivelmente relevantes, sem necessidade de um esforço enorme do seu time. Com esses recursos, sua gestão financeira se torna estratégica para o negócio e contribui diretamente para o aumento da lucratividade e competitividade de sua empresa.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
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