A área de tesouraria vem ganhando importância dentro das empresas. Por gerenciar o dinheiro da empresa, o setor tem acesso a informações importantes para o crescimento do negócio. Com isso, a tecnologia de integração financeira também ganha cada vez mais espaço na gestão da tesouraria, permitindo entregar informações mais seguras e ágeis.

Um relatório da SAP, que entrevistou 371 lideranças financeiras de grandes empresas, identificou uma necessidade clara de que o setor de tesouraria melhorasse seu desempenho em relação ao gerenciamento de caixa e funções financeiras gerais. Para 80% dos entrevistados, o aumento da complexidade e volatilidade dos negócios modernos tornou a gestão de caixa, relatórios e previsões ainda mais importantes. 62% deles também afirmaram que o setor precisa aumentar sua capacidade de contribuição para atividades de alto valor na empresa e 72% disseram esperar que o gerenciamento de caixa se torne ainda mais complexo nos próximos cinco anos.

Assim, a necessidade de um portal multibancos, para automatizar, registrar e controlar todos os extratos, se torna algo urgente. A tecnologia contribui para que esse processo, fundamental para a estratégia de negócios da empresa, se torne mais transparente, eficiente e seguro.

Automatização de extratos bancários

No estudo Strategic Role of Treasury Survey 2017, da AFP, 80% dos entrevistados acreditam que o setor de tesouraria está desempenhando um papel mais estratégico em suas empresas nos últimos anos, mas a ausência de tecnologia faz com que a equipe esteja mais preocupada com tarefas manuais do que fornecer informações que auxiliem na tomada de decisões.

Um dos processos mais importantes, e que também demanda um trabalho manual significativo, é o acompanhamento de extratos vindos de diversos bancos. Os gestores demoram para ter uma visão completa de saldos e a composição do caixa, impactando diretamente no planejamento de investimentos.

Com a automatização dos fluxos de extratos bancários, além de aliviar a carga administrativa, é possível gerenciar e melhorar o desempenho por intermédio da otimização dos negócios.

Trabalhar com uma solução que automatize o recebimento desses extratos e demonstre os saldos de forma consolidada, entregando uma visão multibanco, em um único ambiente, permite à equipe de tesouraria um trabalho mais assertivo e que contribui para a estratégia de negócios da empresa.

Folha de pagamento

Um exemplo clássico das dificuldades causadas pelo recebimento manual de extratos é o pagamento da folha de pagamento. Chega o dia do pagamento, e a composição do caixa ainda não está completa, faltam informações de alguns bancos e os processos de importação dos extratos está muito lento.

O banco tem um horário limite para receber as informações sobre a folha de pagamento e também sobre o pagamento de outros fornecedores. Se as informações sobre o saldo disponível não estiverem consolidadas rapidamente, corre-se o risco de perder esses prazos. O que fazer? Obrigar os funcionários a chegarem mais cedo para que isso não aconteça?

A melhor solução é automatizar o processo de recebimento de extratos por meio de ferramentas tecnológicas que busquem automaticamente os extratos em todos os bancos e demonstrem os saldos em um único relatório. Se o processo manual pode levar mais de uma hora para ser feito, com a ajuda da tecnologia esse tempo cai para alguns minutos, liberando o funcionário para outras tarefas.

Ao implementar um processo automatizado para os extratos, o setor consegue ter uma visão multibanco que permite, rapidamente, tomar decisões baseadas em informações atualizadas e precisas.

Comentários do post Confira as vantagens de automatizar atividades da tesouraria

Posts Recentes no Blog Accesstage