Soluções Financeiras: Contratar Parceiro ou Desenvolver a sua Solução?


Soluções Financeiras: Contratar Parceiro ou Desenvolver a sua Solução?

  

Os softwares de gestão são cruciais para trazer produtividade e agilidade para as empresas, que utilizam esses recursos para automatizar principalmente atividades operacionais, aumentar a segurança quanto aos dados e contar com informações à mão para tomada de decisão. Nesse sentido, a informatização das empresas ganha força total, e ter um negócio sustentável e competitivo, passará por ela inevitavelmente.

Não é muito comum as empresas desenvolverem seu próprio sistema de gestão. Mas muitas vezes, no anseio de organizar seus processos, como controle de Contas a Pagar, por exemplo, algumas optam por esse caminho. Para a informatização do Contas a Pagar e maior controle financeiro, as empresas podem até pensar que desenvolver o software internamente é uma alternativa mais segura, por se tratar da gestão de informações financeiras. Mas, é importante ter consciência dos riscos relacionados à essa escolha.

 

# Custo de capacitação do time envolvido

Com evolução tecnológica constante, contratar e manter profissionais da área de desenvolvimento envolve um custo alto. Sua empresa vai precisar de profissionais voltados a programação, segurança, gestão de projetos e atendimento ao cliente.

 

# Dependência da área de TI para atualizações e suporte

Após a entrega do software, será necessário prestar suporte às áreas e manter o sistema sempre atualizado. Essas demandas vão acabar por concorrer com outras prioridades da área TI.

 

# Defasagem tecnológica

Por não ser o core da sua empresa, acompanhar a evolução tecnológica e dispor de time e tempo para aplicar as novidades na solução que sua empresa desenvolveu não será tarefa fácil.

 

# Atendimento aos protocolos de segurança

Existem protocolos de segurança muito específicos, e conhecê-los e atendê-los bem  é crucial. No entanto, por outras demandas, sua área poderá ter dificuldades em se capacitar e promover a aplicação desses requisitos.

Algumas áreas de TI defendem o desenvolvimento interno, apontando o controle da tecnologia escolhida, acesso aos códigos-fonte (os programas escritos), gestão da equipe de trabalho e consequentemente maior autonomia como diferenciais. Mas esta opção está cada vez mais rara, pois a contratação de um software fornecido por um parceiro especializado apresenta vantagens que certamente fazem diferença no dia a dia das empresas:

New Call-to-action

 

#1 Menor custo

Manter profissionais especializados em análise de sistemas, programação e disponíveis para prestar suporte às áreas, além de equipamentos atualizados e licenças para desenvolvimento, têm um alto custo envolvido. Também é preciso considerar a necessidade de participação constante de congressos, feiras, eventos para mantê-los motivados e atualizados tecnicamente.

Já nas empresas desenvolvedoras de software e de soluções, esse é core business. Logo, seu dia a dia está focado nessas atividades e o custo envolvido é “diluído” entre um grande número de clientes. Cada um dos clientes financia uma fração disso, e não o valor integral, o que acontece quando os profissionais são da sua empresa.

 

#2 Conhecimento de mercado

As empresas fornecedoras de software e de soluções atendem clientes dos mais diversos segmentos, têm parceria de negócio com instituições financeiras, especialistas em segurança, consultorias especializadas, entre outros. O que faz com que tenham uma visão muito ampla de processos, legislação, melhores práticas e regras de negócio. Essa soma de conhecimentos e experiência agrega um valor imenso às soluções desenvolvidas por esses profissionais.

Isso implica dizer que, contar com soluções especializadas ao invés das desenvolvidas internamente, amplia as possibilidades de uso da solução e ajuda a promover melhorias de processo. Além disso, você também tem maior garantia de estar sempre atualizado quanto a exigências legais e protocolos de segurança de dados, por exemplo.

 

#3 Atualização tecnológica constante

Os fornecedores de software e de soluções têm um tempo de resposta às atualizações tecnológicas muito mais rápido. Os avanços tecnológicos são muitos, assim como a competitividade do mercado e para se manterem entre os melhores, é necessária atualização constante. Essa pressão do mercado aliada à sua natureza, que é ligada diretamente à tecnologia e seus avanços, faz com que as empresas especialistas em desenvolvimento de software mantenham seu produto sempre em  evolução.

Outro ponto interessante é que, pelo volume e complexidade da operação dos clientes, há também o cuidado para que as atualizações gerem o menor impacto possível quando das atualizações nas empresas.

Qual o negócio da sua empresa: varejo, manufatura, distribuição, saúde? Independentemente do seu segmento de atuação, poder dar foco a ele, se dedicar às suas particularidades e contar com times que também pensem no negócio principal da empresa é fundamental. Por isso, é importante encontrar uma empresa especialista em software e de soluções, que tenha credibilidade no mercado e forneça as melhores soluções para informatização do Contas a Pagar e aumento no seu controle financeiro. Um parceiro especializado pode se tornar uma vantagem competitiva para seu negócio.

Quero mais informações sobre soluções financeiras

Preencha o formulário que nós entraremos em contato.

Inscreva-se na newsletter

Informações sobre o mundo da conectividade financeira