Conectividade Financeira - Accesstage Blog

Tecnologia para Conciliação de Dados Financeiros. Confira!

Written by Nyara Arcieri | 28/6/2016 - 05:27

 

A cobrança por parte das empresas sobre seu contas a pagar é sempre muito grande. Até porque as responsabilidades dessa área vão muito além do simples pagamento das contas da empresa. Além de realizar os pagamentos de boletos bancários, tributos, fazer depósitos e honrar os compromissos com os fornecedores, é muito importante também que o time faça o acompanhamento de compras e contratos, e garanta que todos os pagamentos realizados estejam corretos.

E para garantir que o time tenha condições de realizar esse amplo trabalho, e seja mais eficiente na conciliação de seus dados financeiros, contar com soluções financeiras de pagamento digitalconciliação de dados de todos os meios de pagamento é essencial.

Imagine a seguinte situação: uma grande empresa realizada a aquisição de dois mil refrigeradores que serão distribuídos em seus pontos de venda. A nota fiscal foi negociada para vencimento em dois meses. Ocorre que, por motivos de força maior, a mercadoria não foi entregue, embora a nota fiscal tenha sido emitida e o boleto de cobrança programado para ser pago na data estipulada para vencimento. Outro exemplo pode ser a contratação de um serviço de pintura em uma das unidades, que foi cancelado posteriormente ou não ocorreu em decorrência de questões climáticas. Logo, o boleto para esse fornecedor não deve ser pago.

Como o time de contas a pagar pode garantir a segurança e a efetividade de todos os pagamentos realizados? Como garantir a verificação de todos os meios de pagamento?

 

Verificar se todas as cobranças são válidas, conferir as informações dos fornecedores, mês de pagamento acordado para cada nota fiscal, modelo de pagamento, entre outras, de forma manual é jogar contra a produtividade e a acuracidade exigidas da área financeira. É necessário contar com uma ferramenta que verifique automaticamente os dados de todos os documentos e que, por meio da validação dos boletos de cobranças junto aos dados das notas fiscais, já disponha do processo de conciliação e formatação desses dados dos pagamentos, para posterior autorização - também automática - dos pagamentos.

Com essa constatação - de que os pagamento são verdadeiros e exatos - o time de contas a pagar dá a empresa a certeza que o que está sendo pago foi realmente recebido ou consumido pela empresa. Uma ferramenta para automatizar o processo de conciliação de dados dos pagamentos vai permitir:

  • A gestão e validação dos pagamentos antes da data de vencimento;
  • Controle dos contratos firmados versus datas e valores a pagar;
  • Disponibilidade de informações gerenciais sobre a posição diária e semanal dos pagamentos;
  • Garantia de acuracidade nos valores a pagar e serviços ou mercadorias recebidos;
  • Redução drástica das rotinas manuais no contas a pagar;
  • Centralização das informações dos meios de pagamento (boletos, tributos, notas fiscais e fornecedores);
  • Redução da circulação de boletos físicos;
  • Equipe financeira mais gerencial e menos operacional;
  • Análise das vantagens financeiras e estratégicas quanto ao pagamento ou até a postergação de determinado compromisso.

Se a cobrança sobre seu contas a pagar é grande, você precisa buscar meios para para que a área seja produtiva e trabalhe longe de erros, não é mesmo? Então, conte com tecnologia para pagamento digital e conectividade financeira para atingir os melhores resultados!

 

Para saber mais, acesse a|s Pagamentos - Conciliação ou fale conosco!