A rotina corporativa não é nada fácil. Compromissos e responsabilidades preenchem todas as horas do dia. São contas a pagar, receber, conciliação bancária, fluxo de caixa, entre outras tantas atividades sob a responsabilidade da área financeira. Nesse cenário, fica fácil perceber um fator que não agrada a ninguém: o retrabalho. Cada atividade que precisa ser refeita, desmotiva o time além de gerar insatisfação por parte dos seus clientes, não é mesmo?
Ao jogar uma luz no processo de emissão de boletos, encontramos a reimpressão e emissão de segunda via desses documentos como exemplos claríssimos de retrabalho. E nessas atividades, tempo e paciência do time “escorrem pelo ralo”.
A CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) processa a incrível marca de oito milhões de boletos diariamente. Sua empresa certamente é cedente de vários deles. Para a emissão de cada boleto, seu time confere as informações do sacado, valores, data de vencimento, entre outros dados importantes para a efetivação da transação. Depois disso, o boleto é enviado e sua empresa aguarda o pagamento na data acordada.
Nesse meio tempo, ele pode ser extraviado e nem chegar até seu cliente, algum dado (como a data de vencimento) pode ser questionado por parte do sacado, ou até, quando há entrega de produtos, algum volume pode chegar danificado, o que também exigirá a reemissão do boleto. Em todos os casos, quando esse processo não é concretizado e é necessária a emissão da segunda via dos boletos, transtornos são gerados para todos os envolvidos.
Que tal tomar ações para minimizar substancialmente a necessidade de emissão de segunda via dos boletos?
Essas cinco dicas são essenciais para reduzir a necessidade das segundas vias de boleto em sua empresa. Dentre as responsabilidades de quem irá gerir uma área ou departamento está o cumprimento de metas, inclusive as mais arrojadas. Em prol desses resultados, você precisa garantir a satisfação dos clientes e manter seu time motivado. Para ajudar você a superar esse desafio, a tecnologia é uma boa parceira.
A Plataforma VERAGI da Accesstage é a solução de tecnologia ideal para suprir todos os desafios do departamento financeiro de sua empresa. Nossa plataforma é escalável, ágil e automatizada conforme a estratégia da sua empresa. Essa é a solução para centralizar todas as ações em único portal, com diferentes módulos: CONTAS A PAGAR, CONTAS A RECEBER, TESOURARIA e ANTECIPAÇÃO & RISCO SACADO. Conheça os benefícios dos módulos da plataforma VERAGI clicando aqui.
Uma solução especializada de Contas a Receber trará para seu processo vantagens como:
- Acuracidade e segurança, por meio da integração do seu ERP (sistema de gestão) com os bancos.
- Agilidade ao passo que o trabalho com digitação e conferência são minimizados porque o tratamento das informações é automatizado.
- Antecipação seu time poderá gerenciar inclusive boletos que não foram acessados ainda, podendo interagir com o cliente antes do vencimento.
- Autonomia e melhora no tempo de resposta aos clientes, que podem solicitar e emitir a segunda via, se de fato necessário, diretamente pelo portal de sua empresa.
Você já leu como é possível aumentar seu controle financeiro prevenindo-se de boletos não acatados. Agora, é hora de reduzir o retrabalho na emissão das segundas vias. O resultado será um cliente mais satisfeito e um time financeiro mais motivado. Fale com um de nossos especialistas e conheça mais opções para transformar o seu departamento financeiro!