EDI: como escolher a plataforma ideal de troca eletrônica de dados


 EDI (Electronic Data Interchange) é a grande solução para conectar diretamente as empresas que transacionam entre si

Com a proposta de automatizar os processos de pagamentos/recebimentos e eliminar papéis, o EDI (Electronic Data Interchange) é a grande solução para conectar diretamente as empresas que transacionam entre si.  Além de reduzir custos operacionais, essa solução propicia mais competitividade e agilidade às empresas, o que em tempo de economia globalizada - e no caso brasileiro, retraída - é uma condição essencial para manter sua empresa no mercado.

Processos financeiros, como a consolidação dos dados de todos os seus estabelecimentos e das diferentes operadoras de cartão, são otimizados e se tornam muito produtivos e seguros, realizados automáticamente e diariamente. Entrar em um único portal de gestão financeira e saber tudo que você tem para receber ou pagar naquele dia, por banco ou, por cliente ou contar com um autorizador de pagamentos automático para todos os bancos que sua empresa trabalha se torna realidade com uma solução especializada em conectividade financeira e transferência de dados.

É isso mesmo! A conciliação de vendas e financeira da sua empresa será muito mais ágil, íntegra e segura aliada ao EDI certo. E para escolher a melhor solução, é importante avaliar requisitos indispensáveis. Confira:

 

Rastreabilidade das informações

Uma solução ideal de transmissão eletrônica de dados permite o rastreamento preciso das transações, por meio de protocolos de tráfego. Ao dispor de painéis para visualização de todos os dados transacionados entre os envolvidos na comunicação, o acompanhamento do que acontece nas finanças da empresa se dá em tempo real.

 

Integração com todos os bancos

Ter recursos e flexibilidade para conversar com todos os bancos, facilitando a conciliação financeira da empresa também é imprescindível na solução certa de EDI. Com isso, o controle dos boletos de vendas e cobranças provenientes dos diferentes bancos, a consolidação dos dados de diferentes adquirentes e bandeiras de cartões, acontece de forma mais ágil e eficiente.

 

Tradução e padronização de informações

É necessário que a solução de EDI permita o envio e recebimento de arquivos de forma automática, com layout e conteúdo padronizados, além de ter capacidade para tratar grandes volumes de movimentações. Isso permite, por exemplo, a integração das notas fiscais de todos os fornecedores da sua empresa de forma automática, padronizando a comunicação e permitindo a consulta de todo o histórico e situação de cada nota.

 

Autorização automática de pagamentos

Soluções especializadas em conectividade financeira, permitem trabalhar com autorização dos pagamentos de forma automática, em cada um dos bancos com os quais sua empresa interage, sem necessidade de acesso a cada um dos internet bankings. É agilidade e segurança na transmissão de dados, além de redução de custos operacionais.

 

Gestão completa da cadeia financeira

A cadeia financeira envolve consumidores, varejistas, adquirentes, bancos, indústrias e empresas. Uma solução EDI completa permite a integração total, desde a consolidação das transações com cartões e de extratos bancários, passando pela conciliação, até a liberação dos pagamentos e recebimentos. Qualquer que seja a posição de sua empresa nessa cadeia, contar com a transferência eletrônica de informações financeiras é determinante para ter o controle financeiro e uma gestão mais eficiente.

Ao adotar a solução certa de EDI, a sua empresa se beneficiará com a eliminação do papel, o fim dos pagamentos e recebimentos com valores incorretos e a necessidade de conferências manuais. É mais acuracidade, agilidade e segurança na gestão financeira da sua empresa. Fique atento a esses requisitos e garanta assertividade na escolha da melhor plataforma EDI para sua empresa.

New Call-to-action

Quero mais informações sobre soluções financeiras

Preencha o formulário que nós entraremos em contato.

Inscreva-se na newsletter

Informações sobre o mundo da conectividade financeira