Débito automático. Você sabe como monitorar o que já recebeu e o que irá receber com o débito automático?
Sabe quando resta pouco tempo para você e sua equipe fazer o fechamento mensal da área de contas a receber e mesmo assim verifica que as contas não estão batendo? É nesta hora que começa o estresse, pois para apresentar o resultado correto sua equipe precisa correr contra o relógio.
Um dos principais motivos que levam a esse problema é a dificuldade em acompanhar os recebimentos já efetuados e os que ainda estão programados para entrar na conta. E essa situação pode ocorrer mesmo quando a maioria de seus clientes realiza os pagamentos via débito automático.
Este meio de pagamento é um dos mais seguros e proporciona, ao máximo, a garantia do recebimento dos produtos vendidos ou serviços prestados.
Mas, mesmo assim, apesar de ser um meio extremamente eficiente e seguro não garante 100% o recebimento destes valores, pois sempre pode haver problemas que levam os clientes a atrasarem ou não pagarem suas contas.
Além desse problema citado acima, outro fator que pode também impedir uma perfeita gestão financeira é a dificuldade em visualizar todas as entradas que devem (ou deveriam) acontecer em um determinado período.
Um dos motivos que levam a isso é o fato de que para atender seus clientes as empresas trabalham com diversos bancos e podem receber por todos eles.
Neste caso é de extrema importância contar com uma ferramenta que ofereça facilidades e proporcione uma perfeita gestão financeira. Duas funcionalidades essenciais para esse processo são: a consolidação e a conciliação financeira.
A consolidação é o que proporciona a visão multibancos, pois é capaz de agregar dados de fontes diversas. Desta forma, a equipe consegue ter acesso a informações de extratos e bancos diferentes para facilitar a visualização e gestão das contas a receber por débito automático.
Entre as funcionalidades da consolidação estão:
- A disponibilização de relatórios e arquivos em um único portal;
- A gestão diária das informações de forma detalhada;
- A possibilidade de obter detalhes dos pagamentos recebidos por bancos ou agente arrecadador;
- A possibilidade de acompanhar tarifas praticadas pela prestação de serviço;
- A oportunidade de obter dados de totalizador diário e mensal que ajudam a compor o fluxo financeiro (ex: data, valor, dia, valor acumulado) separados por forma de recebimento;
- O fornecimento de totalizador diário e mensal de tarifas cobradas pelo banco (quantidade de pagamentos, valor unitário da tarifa, valor da tarifa por forma de recebimento);
- A possibilidade de visualizar relatórios financeiros (em formato analítico, gerencial e totalizador) gerados todos os dias, com as movimentações dos dias anteriores.
Já quando falamos em conciliação estamos tratando de uma das mais importantes práticas de controle financeiro. É a partir da conciliação bancária que as possíveis inconsistências são percebidas.
Por meio da conciliação que se faz a comparação entre as regras de cada cliente e os levantamentos nos extratos bancários. E é neste processo que se torna possível visualizar as entradas (em débito automático) efetuadas e as que deveriam, mas ainda não aparecem no extrato.
Entre as funcionalidades do sistema de conciliação estão:
- A disponibilização de relatórios gerenciais com “mensagens de retorno por ocorrência”, “posição consolidada de remessas e retornos”, e “previsão de recebimento”;
- A análise detalhada de lote por meio de filtros de pesquisas;
- O detalhamento de registros conciliados.
Essas ferramentas tornam o processo de gestão mais rápido e eficaz e possibilita mais flexibilidade para a equipe dedicar tempo para outras ações.
Acesse aqui e conheça as ferramentas que podem mudar a rotina de sua equipe financeira.
Por Nyara Arcieri
Gerente de Marketing e Growth da Accesstage
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