Em períodos de economia desaquecida é muito tentador antecipar os recebíveis para garantir que a empresa continue ativa, cumprindo seus deveres com os consumidores, fornecedores e com os funcionários também.

Mas será que esse é o momento ideal para você realizar esse procedimento? Para que essa prática não se torne rotineira e seja utilizada somente em situações pontuais, é preciso tomar alguns cuidados de gestão financeira: Controlar o fluxo de caixa Se for preciso antecipar para julho o valor de R$ 50 mil reais que seriam recebidos em setembro, é preciso ter em mente que, quando setembro chegar você terá uma série de compromissos para honrar e não poderá contar com os R$ 50 mil previstos inicialmente.

É muito importante acompanhar o fluxo de caixa para não confundir os recebíveis antecipados com contas a receber e também levar em consideração que estes recebíveis podem estar distribuídos em diferentes operadoras de cartão. Controlar as taxas praticadas Quando você precisa de dinheiro na mão é necessário avaliar qual é a modalidade de crédito que oferece as melhores taxas.

Já pensou que talvez seu banco consiga oferecer um empréstimo com taxas mais atraentes? Para tomar a decisão, o ideal é fazer uma simulação para comparar o valor total da antecipação, que inclui os juros e os impostos, como o IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguros), com as outras opções do mercado. Para não perder o controle, é essencial que o departamento financeiro tenha a visão gerencial dos recebíveis, considerando todas as operadoras de cartão e todas as bandeiras também. Uma solução tecnológica de gestão financeira é sua principal aliada para identificar o impacto da antecipação frente ao fluxo de caixa e evitar a dependência desse procedimento. A solução ideal permite simular uma operação de antecipação de recebíveis para avaliar o cenário e checar como ficará seu caixa se o procedimento for efetivado. Depois de feita a antecipação, a solução garante o acompanhamento com total controle sobre o fluxo de caixa (presente e futuro) para que nenhum detalhe passe despercebido.

A tecnologia aumenta a precisão na tomada de decisão e reduz drasticamente os riscos desse procedimento. Com ela, você pode simular diferentes cenários visualizando claramente o impacto no fluxo de caixa em cada um deles. E o melhor de tudo: sem precisar dedicar muitas horas para a coleta e organização dos dados. Vale ressaltar que antecipar os recebíveis de cartões deve ser uma alternativa pontual para ajudar a fazer caixa em momentos mais delicados. Com a tecnologia certa, esse momento pode ser avaliado com clareza e a antecipação pode, sim, ser uma saída bastante benéfica.

Comentários do post Antecipação de recebíveis de cartão, uma boa alternativa para a crise

Posts Recentes no Blog Accesstage