Amplamente difundido no Brasil, o boleto bancário é uma excelente alternativa para ampliar os negócios. Uma prova disso é a busca constante da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em conjunto com a rede bancária, de alternativas para modernizar a cobrança de boletos e a gestão da carteira de cobrança, minimizando possíveis fraudes e trazendo mais agilidade ao processo.
Sua empresa certamente faz uso dos boletos, mas já deve ter percebido que, sem o devido cuidado, esse meio de pagamento pode se tornar um vilão para o seu controle financeiro.
Isso porque, para que os boletos sejam acatados pelo banco conveniado e a cobrança seja realizada, tudo precisa estar em perfeita ordem. Quer dizer que as informações de cedente, sacado, valores, entre outras, precisam ser válidas e seguir à risca a padronização da instituição bancária. Quando isso não acontece, o boleto é recusado, e seu time precisa refazer todo o processo!
Considerando que cada boleto não acatado pode demorar até 20 dias para ser devolvido, o impacto no caixa do mês é inquestionável. Se o volume de boletos emitidos por sua empresa for alto, então, nem se fala!
Por isso, é comum que as áreas financeiras das empresas contem com pessoas do time para digitar ou completar as informações e validar dados dos boletos. Na sua empresa também é assim?
Essa é uma atividade maçante, que exige muita atenção e conhecimento sobre os modelos de boleto utilizados, e quando realizada manualmente, é altamente suscetível a erros. Confira dicas que podem ajudar seu time a minimizar consideravelmente a quantidade de boletos recusados pelos bancos:
É hora de deixar de comprometer a previsibilidade do fluxo de caixa e prejudicar o controle financeiro da sua empresa com boletos recusados por falha de digitação ou erro no modelo de boleto.
Com as dicas acima, seu processo se tornará muito mais assertivo. Lembre-se: você pode (e deve!) contar com soluções tecnológicas especializadas para controlar e trazer velocidade e segurança para seu processo de cobrança de boleto.