O pagamento via boleto é bastante comum e se apresenta como uma excelente alternativa para ampliar as chances de fechamento de negócios. Entretanto, é bastante comum também que esse seja o meio de pagamento com menor controle. Isso porque boletos emitidos em papel ainda são muito utilizados, e seu rastreamento é muito trabalhoso e, por isso, inviável.
Não é à toa que esse tipo de pagamento representa, junto com cheques pré-datados e carnês, 59% da inadimplência, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).
>> Leia mais: como evitar surpresas com a carteira de inadimplentes
Sendo o pagamento via boleto importante para sua empresa, é hora de parar e pensar: por que não automatizar esse processo? Isso mesmo, que tal deixar de emiti-los manualmente, ganhar em produtividade e ainda obter a gestão de boletos de forma automática e muito mais segura?
Sem a comunicação entre sua empresa e o consumidor final após o momento da venda, você perde a previsibilidade do fluxo de caixa da companhia. Entre a emissão de boleto e o seu pagamento, você não consegue saber se ele chegou ao seu destino ou foi extraviado, se foi alvo de alguma ação, como o próprio pagamento, emissão de segunda via, reimpressão ou renegociação do consumidor final, por exemplo.
Com a automação, você substituirá o atual conceito de impressão e postagem física dos boletos destinados aos pagadores, pela geração e endereçamento eletrônico (via e-mail), o que propicia efetivo controle de entrega e recebimento dos documentos emitidos. Ao lançar mão de uma solução tecnológica, a empresa obtém vantagens, como:
Já está na hora de sua empresa deixar de: dedicar horas de trabalho operacional para rastrear boletos, ser surpreendida com um fluxo de caixa abaixo do esperado ou simplesmente contar com a sorte de receber os boletos em dia! Uma solução tecnológica para automatizar a cobrança de boletos vai ajudar a dar um salto em organização e controle desses recebíveis, bem como com facilitar o contato com o cliente final.