Cobrança de boletos automatizada facilita contato com o cliente final


Automatização de cobrança via boleto mantém o cliente no foco

O pagamento via boleto é bastante comum e se apresenta como uma excelente alternativa para ampliar as chances de fechamento de negócios. Entretanto, é bastante comum também que esse seja o meio de pagamento com menor controle. Isso porque boletos emitidos em papel ainda são muito utilizados, e seu rastreamento é muito trabalhoso e, por isso, inviável.

Não é à toa que esse tipo de pagamento representa, junto com cheques pré-datados e carnês, 59% da inadimplência, de acordo com uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas).

>> Leia mais: como evitar surpresas com a carteira de inadimplentes

Sendo o pagamento via boleto  importante para sua empresa, é hora de parar e pensar: por que não automatizar esse processo? Isso mesmo, que tal deixar de emiti-los manualmente, ganhar em produtividade e ainda obter a gestão de boletos de forma automática e muito mais segura?

Sem a comunicação entre sua empresa e o consumidor final após o momento da venda, você perde a previsibilidade do fluxo de caixa da companhia. Entre a emissão de boleto e o seu pagamento, você não consegue saber se ele chegou ao seu destino ou foi extraviado, se foi alvo de alguma ação, como o próprio pagamento, emissão de segunda via, reimpressão ou renegociação do consumidor final, por exemplo.

Com a automação, você substituirá o atual conceito de impressão e postagem física dos boletos destinados aos pagadores, pela geração e endereçamento eletrônico (via e-mail), o que propicia efetivo controle de entrega e recebimento dos documentos emitidos. Ao lançar mão de uma solução tecnológica, a empresa obtém vantagens, como:

  1. Redução de custos, pois despesas com impressão e postagem são dispensadas, a partir do envio eletrônico do documento. 
  2. Ganho operacional, uma vez que não será mais necessária a busca por contato e o reenvio manual de documentos.
  3. Avisos de cobrança pró-ativos, informando ao pagador sobre a aproximação da data de vencimento do título que ainda não foi movimentado pelo titular.
  4. Monitoramento e controle da cobrança de boletos, o que possibilita ações de cobrança mais efetivas e direcionadas, em um espaço de tempo menor.
  5. Emissão de segunda via atualizada do boleto pelos beneficiários ou pagadores, trazendo facilidade ao cliente final e agilidade no recebimento.
  6. Minimização de erros de cálculo em relação aos juros e correções dos pagamentos em atraso, que passam a ser realizados automaticamente.
  7. Previsibilidade de caixa, considerando que você consegue fazer o acompanhamento constante das ações realizadas com cada boleto emitido de forma ágil.

Já está na hora de sua empresa deixar de: dedicar horas de trabalho operacional para rastrear boletos, ser surpreendida com um fluxo de caixa abaixo do esperado ou simplesmente contar com a sorte de receber os boletos em dia! Uma solução tecnológica para automatizar a cobrança de boletos vai ajudar a dar um salto em organização e controle desses recebíveis, bem como com facilitar o contato com o cliente final.

Baixe o guia e saiba como automatizar a gestão de boletos

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