A proteção de dados, vazamento de informações e a privacidade em relação ao que é trafegado na rede gera inúmeras discussões. Se lançarmos um olhar sobre as transações financeiras das empresas então, nem se fala! Ao contratar uma solução que transporte os dados de pagamento e financeiros - os mais sensíveis da empresa - é preciso que a tecnologia comprove e garanta a segurança desse sistema. Ninguém quer ter seus números expostos ou, pior, dinheiro fora do lugar.

Quando a gestão é manual, além de menos produtivo e mais suscetível a erros, o risco de ter dados alterados ou expostos é maior. Uma pesquisa online realizada com 102 decisores de TI (Tecnologia da Informação) no primeiro trimestre de 2015 aponta que 69% dos entrevistados classificaram suas organizações como um pouco ou mais vulneráveis a ameaças internas.

Quando se fala em segurança bancária e garantias para o sistema financeiro, bancos e operadoras de cartão de crédito buscam criar normas para garantir boas práticas no uso, manuseio e armazenagem de dados relacionados a esse dispositivo.

As redes estão sujeitas a ameaças como infecção por vírus e ataques Denial of Service contra as redes e sistemas, por exemplo, já que a popularização da Internet e o avanço tecnológico aumentam a complexidade e o alcance desses ataques.

Para minimização dos riscos quanto a invasões e roubo de informações políticas de segurança de rede, como criptografia, certificação digital, cifra e firewall, são utilizadas pelos principais fornecedores de tecnologia.
Além disso, esses fornecedores também buscam formar suas equipes nas práticas mais atualizadas com cerificações específicas para a área de segurança, como CISM (Certified Information Security Manager) e CISSP (Certified Information Systems Security Professional).

Na busca dessa segurança financeira, indispensável também é a certificação PCI-DSS (Payment CArd Industry – Data Security Standart), um protocolo a ser seguido para garantir a segurança das transações e impedir o vazamento de dados financeiros. Fornecedores de conectividade financeira que trabalham com essa certificação demonstram a preocupação com a proteção das transações financeiras de seus clientes.

Por isso, você deve ficar muito atento para garantir que a plataforma e o seu fornecedor de conectividade financeira empresa siga esses padrões e dê essas garantias a sua empresa. Só assim é possível evitar o vazamento de dados, aumentar a segurança financeira do seu negócio e ainda contar com toda a facilidade e produtividade trazidas pela tecnologia aplicada ao sistema.

 

Comentários

Posts recentes