Após ter sido adiada em dois meses, a terceira fase do open banking já entrou em vigor. Hoje, instituições financeiras já podem compartilhar informações sobre serviços de transferência via PIX, com pagamento instantâneo.

Atualmente, o PIX é a forma mais popular de realizar transferências financeiras. O Banco Central também determinou que as transações passariam a ser limitadas, sendo possível transferir até R$ 1 mil entre os horários das 20h e 5h - atualmente o horário está estendido até às 6h. Além disso, os usuários também precisam agora cumprir requisitos. 

Com isso, o Banco Central reforçou o compromisso com a implementação do open banking, a fim de alcançar os objetivos de forma segura e efetiva para os clientes e empresas das instituições financeiras participantes. Acompanhe a leitura para ficar por dentro de tudo o que mudou com a nova fase da Agenda PIX aqui no blog da Accestage.

 

As primeiras fases do PIX

No mês de fevereiro, a primeira etapa da agenda PIX começou a permitir o compartilhamento de informações sobre produtos, serviços, canais de atendimento e localização de agências. Com base nos dados, os bancos começaram a comparação por meio de sistemas de interface de programação de aplicações (API).

Pouco tempo depois, a segunda fase do PIX abordou o compartilhamento de cadastros e de transações entre as instituições financeiras. Com as atualizações, as instituições financeiras alegaram que o intervalo entre a segunda e a terceira fase tinha sido comprimido para implementar as novidades, também no que se referia ao PIX para as empresas.

Hoje, enfim chegamos à última fase da agenda. Mas, afinal, o que entra nessa etapa do PIX?

Última fase do PIX: sem necessidade do APP do banco

Com a nova mudança, é  possível pagar com PIX sem intermediação do banco. Isso significa que usuários poderão realizar transações na modalidade PIX diretamente em sites ou APPs de varejistas ou de redes sociais. Para isso, o comprador precisa apenas do compartilhamento autorizado de informações. 

Ao selecionar essa opção de pagamento, ele será redirecionado para um ambiente seguro, realizará o pagamento e será reencaminhado para o site vendedor. Já do lado da empresa, basta a informação da chave de identificação (telefone, CPF ou e-mail). Com isso, a loja ou instituição para onde vai o pagamento recebe o dinheiro e aciona automaticamente o banco da conta do cliente.

Outras mudanças no PIX

 

Atualize-se com a Veragi

Viu só quantas mudanças? O PIX ampliou os recursos que já possuía na transferência instantânea e representa mais um avanço no sistema em relação a ferramentas anteriores.

Você e sua empresa já se atualizaram a essa nova realidade?

A Plataforma Veragi da Accesstage evita que seu setor financeiro fragmente a rotina diária em vários softwares e unifica todas as suas necessidades em uma única plataforma. Nossa solução escalável atende a todas as necessidades do setor, e já está atualizado com todas funcionalidades essenciais quando o assunto é transferência PIX.

 

 

Saiba mais sobre tudo o que podemos oferecer para você conversando com um dos nossos especialistas!

Fale com um de nossos especialistas. Agende um horário!

Comentários do post Tudo o que você precisa saber sobre a última fase da Agenda PIX

Posts Recentes no Blog Accesstage