Talvez uma das maiores dores de cabeça de uma equipe financeira, de qualquer empresa, seja fazer a gestão de dados vindos de diversas fontes, com a geração de relatórios, análises e o controle de indicadores. Trata-se de uma tarefa que, sem o auxílio de um portal multibancos, se torna extremamente onerosa, especialmente quando pensamos na gestão de extratos de conta corrente, que precisa ser feita diariamente ainda nas primeiras horas para embasar as decisões durante o dia.
Se a consolidação desses dados é fácil para uma empresa pequena ou em início de operação, o processo pode ficar extremamente complexo com o crescimento dos negócios. A quantidade de arquivos de extratos faz com que um integrador financeiro se torne imprescindível. Com dezenas de contas em diferentes bancos, continuar com processos manuais mostra-se improdutivo e pode gerar erros e prejuízos.
Desafios da gestão financeira
Muitas vezes, quando um empreendedor começa um novo negócio, a gestão financeira acaba relegada a um segundo plano ou serve, apenas, para o recolhimento de tributos. Nada mais longe da realidade, é preciso ter fácil acesso a outras informações para que se consiga criar uma estratégia eficaz para o crescimento dos negócios.
Mesmo com a transformação digital batendo nas portas de todas as empresas, muitos processos continuam manuais ou semiautomatizados. Apesar de já ser possível armazenar dados digitalmente, o volume gigantesco de informações dificulta sua consulta e, principalmente, sua análise.
Processos manuais já se mostram inviáveis, apesar de ainda estarem presentes em boa parte das companhias. Assim, a automatização de processos por meio de plataformas para gestão de extratos de contas correntes, consolidação e captura de dados é fundamental para dar agilidade ao departamento financeiro, além de reduzir os erros.
Porém, na medida em que a complexidade desse cenário aumenta, simplesmente contar com plataformas de automatização não basta – é preciso que essas soluções sejam capazes de centralizar as informações de diversas fontes em um único local.
Como uma solução de gestão de extratos de conta corrente pode ajudar
Contar com uma solução para otimizar a gestão e agilizar os processos relacionados à coleta de informações diárias de extratos bancários é fundamental para que a área de tesouraria tenha fácil acesso aos dados sobre movimentações em todas as contas correntes da empresa, facilitando a tomada de decisões no dia a dia.
Para isso, no entanto, é fundamental contar com uma solução que ofereça um portal multibanco, que centralizem em um único local os dados e a comunicação com múltiplas instituições bancárias, reduzindo o tempo gasto na análise dos dados pelo departamento financeiro e acelerando a tomada de decisões diárias.
O Access Check, da Accesstage, é ideal para que as empresas consigam consultar os saldos de suas contas correntes com uma visão multibanco, dando à sua equipe financeira os dados de que precisam para identificar divergências, otimizar processos, aumentar a produtividade e otimizar o uso de recursos.
A Accesstage recebe diariamente os extratos disponibilizados por cada um dos bancos e permite ao usuário visualizar todas as informações em um único portal, com lançamentos por CNPJ e por conta corrente, possibilitando o armazenamento de arquivos em diretório específico, além da personalização, de acordo com as necessidades da empresa.