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Inadimplência é um problema comum para qualquer empresa. Clientes podem estar sem dinheiro, mas também podem, simplesmente, ter esquecido o boleto em uma gaveta, devido a tantas preocupações profissionais, econômicas e familiares.

O resultado é simples: mais trabalho para o setor de contas a receber, mais tempo e recursos gastos acompanhando esses pagamentos em atraso e entrando em contato com os clientes para que façam o pagamento. Obviamente, isso também afeta a estratégia financeira da empresa, que contava com um valor disponível, que não se concretizou. Mas não se deve esquecer que para o devedor, atrasar o pagamento pode ser, também, frustrante.

Em um mundo tão corrido, acompanhar datas de vencimento é complexo e cansativo, mas há formas de diminuir esse stress. Um lembrete de pagamento aumenta as chances de receber pagamentos em dia e contribui para a melhoria do fluxo de caixa.

Notificações proativas
Com notificações proativas, os clientes não precisam depender da memória para pagar uma conta. A empresa consegue diminuir a inadimplência e, até, ser paga antes da data do vencimento, simplesmente enviando uma mensagem ao cliente lembrando sobre a conta que está para vencer.

Esse sistema de lembretes automatizado permite que os clientes optem a forma que serão contatados. Normalmente isso é feito por e-mail, SMS ou mensagem via aplicativos de mensagem. O lembrete inclui o valor, a data de vencimento e a opção de pagamento escolhida, inclusive quando o pagamento é feito por débito em conta.

Algumas empresas combinam uma solução de notificação com o IVR para criar uma ferramenta ainda mais potente. O cliente, nesse caso, pode receber uma ligação proativa e, então, interage diretamente com o banco de dados de pagamentos ou pode falar diretamente com um agente de atendimento para resolver a questão.

É possível, também, enviar lembretes automáticos para todas as contas em atraso. Esses lembretes conseguem resolver boa parte dos problemas causados pela inadimplência. Sistemas de lembrete automatizado contam, ainda, com o benefício de reduzir – ou eliminar completamente – o uso de correspondências em papel, gerando redução de custos com taxas para envio de correspondências, confecção dos boletos e impressão.

Personalização da comunicação
O 2018 Customer Experience Index (CX Index) da Forrester indicou que as empresas lutam para criar conexões valiosas com os clientes. E entender claramente as expectativas desses clientes é um componente crítico para o sucesso do negócio. Lembretes e notificações proativos, fornecidos de acordo com as preferências de cada cliente, permite às empresas reduzir a dependência de recursos de serviços e suporte.

Embora as oportunidades de personalização sejam várias, as empresas, muitas vezes, utilizam fontes de dados isoladas que dificultam atender o cliente de forma mais pessoal. À medida que a demanda por experiências individualizadas cresce, é imperativo que a área financeira das empresas adote estratégias que permitam a personalização.

A comunicação com os clientes não termina na compra de um produto ou serviço. Boas empresas mantêm os clientes informados sobre qualquer atividade que possa impactá-lo. Essa proatividade evita confusões e problemas de atendimento no futuro. O envio de um lembrete amigável alertando sobre o vencimento de uma conta é extremamente útil para manter o relacionamento saudável e tem um impacto positivo na percepção do cliente.

O lembrete de pagamento é apenas um passo para evitar a inadimplência e lembrar os clientes sobre contas em atraso ou próximas ao vencimento. Esse contato, feito de forma personalizada, pode ser o suficiente para garantir o pagamento. Nesse lembrete, é importante incluir detalhes bancários, informações de contato e opções para o pagamento.

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