Implementar uma gestão centralizada de processos financeiros proporciona uma visão integrada e completa do negócio, permitindo uma gestão mais estratégica e segura. Através da tecnologia, é possível centralizar e organizar informações cruciais, além de facilitar a integração multibanco.
Entenda todos os motivos para abandonar de vez uma gestão descentralizada e como conquistar eficiência, segurança e processos financeiros mais organizados.
Navegue por tópicos:
Boa leitura!
A área financeira é o coração das empresas de todos os portes — por meio dela é possível obter uma visão fiel sobre a saúde do negócio, entendendo os melhores momentos para investimentos e contratações, por exemplo. É por isso que uma gestão centralizada de processos financeiros é fundamental.
Uma das principais críticas das empresas que optam por uma gestão descentralizada é que, para elas, em um processo de gestão mais centralizado, os funcionários acabariam perdendo autonomia, o que não faz sentido.
A centralização de demandas oferece uma visão integrada e completa da empresa, otimizando tempo para que a área possa focar esforços no que realmente importa: visão mais estratégica e segura do negócio.
O setor financeiro compreende diversas áreas, como tesouraria, contas a pagar, contas a receber, controladoria fiscal, dentre outros. Uma gestão descentralizada encara cada uma dessas áreas de modo separado, com processos muitas vezes distintos.
Ainda que a gestão dessas áreas seja feita de modo digital, as informações podem não conversar entre si, gerando uma série de consequências que, a longo prazo, podem afetar negativamente a saúde financeira da empresa, como, por exemplo:
Com cada área trabalhando de forma "independente", os objetivos e metas financeiras podem se perder ao longo das estratégias, sendo até mesmo não atingidos. Esse modelo depende em muito da interação entre os encarregados, o que torna o setor frágil, apresentando problemas ou insuficiência no faturamento.
Outro ponto de atenção da gestão descentralizada são os possíveis atrasos no contas a pagar e a receber. Uma vez que diversos bancos, métodos de pagamento e fornecedores estão envolvidos nesses dois processos, delegar essa atividade totalmente a processos manuais pode resultar em pagamentos ou recebimentos fora do prazo - o que interfere no fluxo de caixa.
LEIA MAIS: Melhore seu caixa e mantenha seus fornecedores em momentos críticos
Com áreas "independentes", cria-se mais trabalho para as auditorias, que dependem da organização de todas as áreas para que seja feito um trabalho completo e integrador. Muitas vezes torna-se até mesmo inviável concluir o processo de auditoria com eficiência, o que impossibilita a função primordial da área financeira: a visualização fidedigna da saúde empresarial.
A tecnologia é a principal aliada do setor de finanças. Por meio dela é possível utilizar softwares e plataformas financeiras que centralizam e organizam informações, de forma intuitiva e prática. Assim, dados sobre investimentos, auditorias, Contas a Pagar, Contas a Receber e muitos outros detalhes - como a integração multibanco - ficam acessíveis e centralizados em uma única plataforma.
Assim, com todas as frentes da área financeira trabalhando juntas, usando a mesma linguagem (física e digital), fica mais simples a compreensão do real cenário da empresa.
A Veragi, por exemplo, oferece dashboards e relatórios simplificados que proporcionam uma visão holística e precisa do negócio. Essa integração não só otimiza o tempo dos gestores, mas também melhora a tomada de decisões estratégicas, garantindo maior eficiência e segurança nas operações financeiras.
Dentre vários pontos positivos da gestão centralizada de processos financeiros, podemos citar como principais:
Aqui, a conta é simples: sem precisar checar informações individualmente em cada área, ou então sem precisar checar e/ou atualizar manualmente planilhas de controle, você ganha tempo e acurácia ao estruturar os próximos passos.
A cada dia que passa, a segurança de plataformas digitais que te ajudam na gestão centralizada de processos financeiros se tornam ainda melhores — o compartilhamento de informações a pessoas autorizadas via criptografia é apenas um exemplo.
A gestão centralizada de processos financeiros é um investimento que faz com que você controle melhor o contas a pagar e a receber, o que traz menos prejuízos financeiros, sobretudo no longo prazo.
Com o setor organizado, você localiza mais rápido as informações, facilitando o dia a dia e o processo de auditoria.
Na era digital, escolher a plataforma certa para centralizar a gestão financeira é crucial para garantir a eficiência e a segurança dos processos. As empresas precisam de uma solução que não só integre todas as suas operações financeiras, mas que também ofereça uma visão clara e precisa da saúde do negócio, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
Já conhece a plataforma Veragi da Accesstage? Com ela, sua empresa possui em mãos uma poderosa ferramenta de gestão de serviços financeiros completa, escalável e modular, adaptando-se exatamente às necessidades do seu negócio.
Assim, você pode ter uma visão holística do seu departamento financeiro, com multi cnpj, gerindo em uma única interface a sua tesouraria e todas as contas a pagar e receber em diversos bancos com poucos cliques. Tudo isso com visões simplificadas de relatórios e dashboards financeiros.
Adote uma gestão centralizada de processos financeiros personalizada e traga mais segurança, assertividade e eficiência para sua empresa.